Guardiões da Fauna

Programa Guardiões da Fauna
O programa Guardiões da Fauna, uma iniciativa, inédita no Rio Grande do Sul, prevê o cadastro de cidadãos interessados em oferecer abrigo legal a animais silvestres provenientes de apreensões ou resgates que não tenham condições de retornar à vida livre. O programa estabelece uma nova categoria de Mantenedouro Excepcional, que funcionará mediante autorização concedida pela Sema após vistoria prévia.
Para se tornar um guardião, é obrigatório:
-
residir no Rio Grande do Sul;
-
não possuir histórico de infrações ambientais ou processos administrativo-criminais relacionados à fauna;
-
ser aprovado em vistoria técnica;
-
e comprovar capacidade para manter o espaço e garantir o bem-estar, a segurança e a sobrevivência do animal.
Adesão
A adesão ao programa deve ser feita por meio do Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL). Após a inscrição e o envio da documentação exigida, a Sema analisará as condições do espaço oferecido e o cumprimento das normas estabelecidas. Vistorias periódicas serão realizadas para garantir que o cuidado contínuo está sendo oferecido.
Cada guardião poderá acolher até cinco animais, com possibilidade de ampliação para até dez indivíduos no caso de aves. A comercialização, reprodução e exposição dos animais são proibidas, mas os mantenedouros poderão desenvolver atividades de educação ambiental previamente autorizadas pela secretaria.
Entre as espécies que podem ser acolhidas, estão:
-
papagaios;
-
caturritas;
-
aves silvestres;
-
macacos;
-
bugios;
-
lagartos;
-
tartarugas;
-
e gato do mato, entre outros.
Para o detalhamento do Programa e o passo a passo para a inscrição, confira aqui.