Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Quem somos

 Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), instituída em 1999, é o órgão central do Sistema Estadual de Proteção Ambiental (Sisepra), responsável pela gestão da política ambiental no Rio Grande Sul. Uma das marcas dessa gestão foi a união, ainda em 2019, das duas pastas: Meio Ambiente e Infraestrutura, reforçando a importância de desenvolver o estado para ampliar a proteção ambiental.  Com isso, Desenvolver para Proteger passou a ser o lema da secretaria. 

A Sema trabalha de forma conjunta com o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), uma de suas vinculadas que, há 30 anos, atua como órgão licenciador, agregando monitoramento e fiscalização ambiental.

Além da Fepam, outras duas empresas são vinculadas à Sema: a Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações (CEEE-Par) e a Companhia Riograndense de Mineração (CRM).

 

Marjorie Kauffmann, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura

nova pixels 2

Engenheira florestal pela Universidade Federal de Santa Maria e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário Univates. Doutora em Geociências pela Unicamp, cursou pós-doutorado no Centro Universitário Univates. Trabalhou em projetos na área de infraestrutura, como estradas, pontes e usinas hidrelétricas; e foi diretora da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Lajeado (2017-2018). Entre 2019 e 2022, atuou como diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Desde março de 2022, é secretária Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.

 

Marcelo Camardelli
Marcelo Camardelli Rosa, secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura 

Engenheiro agrônomo pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com especialização em Produção, Tecnologia e Higiene de Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e MBA em Agronegócios pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Atua há mais de 10 anos na área ambiental, sendo docente na Especialização Direito Agrário e do Agronegócio da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) desde 2021; coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Sistema FARSUL) desde 2016, com forte atuação junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) desde então.

 

Taiana Ramidoff
Taiana Andrade Ramidoff, subsecretária de Gestão Ambiental 

Engenheira Florestal e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural pela Universidade de Brasília, possui experiência em gestão pública e privada; regulamentação e execução de políticas públicas; socio-biodiversidade e povos e comunidades tradicionais. No setor privado coordenou projetos de manejo de vegetação junto a redes elétricas de distribuição de energia do governo do Distrito Federal (2016-2021). No Ministério do Meio Ambiente ocupou o cargo de gerente de projetos do Departamento de Conservação Florestal da Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais com expressiva atuação nas agendas de combate e controle do desmatamento Ilegal e recuperação da vegetação nativa, manejo integrado do fogo; pagamento por serviços ambientais e projetos de cooperação internacional (2021-2023).

 

subsecretário de Infraestrutura 


Pablo Mendes Ribeiro
Pablo Mendes Ribeiro, diretor-geral

Bacharel em Direito, foi vereador; secretário-adjunto de Indústria e Comércio; da pasta de Turismo; e secretário de Obras e Infraestrutura de Porto Alegre. Nesta última foi responsável pela entrega de obras importantes para a Capital com destaque para a revitalização do trecho 3 da Orla do Guaíba. No legislativo, foi autor de importantes leis como a de Liberdade Econômica.

 

Patrícia Moreira Cardoso
Patrícia Moreira, diretora Administrativo-Financeira

Cientista Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Desenvolvimento Rural também pela UFRGS. Possui experiência em elaboração de planos de manejo em Unidades de Conservação Ambiental, Planos de Bacia Hidrográfica, planejamento e execução de Orçamento Público, gerenciamento de Fundos Públicos, coordenação de projetos e programas em recursos hídricos com celebração e acompanhamento de convênios, contratos e Termos de Cooperação. Desde junho de 2022, é diretora administrativa financeira da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul.

 

Lisandro Gonçalves
Lisandro Gonçalves, diretor de Biodiversidade

Especialista em Educação Ambiental e em ESG (gestão em governança corporativa socioambiental) e mestre em Avaliação de Impactos Ambientais. Trabalhou com conservação na Costa Rica e México. Atuou na Divisão de Unidades de Conservação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA-RS), bem como no Serviço Agrosilvopastoril e na Divisão de Infraestrutura e Saneamento Ambiental na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), por mais de 11 anos foi Coordenador de Meio Ambiente na iniciativa privada. Em 2021 foi Chefe da Unidade de Proteção do Ambiente Natural e Equipe de Educação Ambiental e em 2022 Diretor de Licenciamento e Monitoramento Ambiental na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (SMAMUS).

 

Rodrigo Huguenin
Rodrigo Martins Huguenin, diretor de Energia

Engenheiro Mecânico pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER), com MBA em Gestão de energias renováveis e eficiência energética (IPOG), pós-graduando em Petróleo e Gás com Ênfase em Transição Energética (COPPE-UFRJ) e mestrando pelo programa de pós-graduação em engenharia mecânica - Energia (UFRGS). Possui experiência na área de geração de energia, atuando em empresas nacionais, e destacando-se nos segmentos de termelétrica e petroquímica. Atualmente é o Diretor do departamento de Energia na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul.

 

Otávio de Lima
Otávio Pereira de Lima, diretor de Mineração

Engenheiro Geólogo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e pós-graduando em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Trabalhou no ramo de consultoria, destacando o setor da mineração e laudos geológicos. Possui experiência nas áreas de inovação, sustentabilidade e direitos humanos. No setor público atuou como assessor e foi diretor de Direitos Humanos e Cidadania nas Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do Governo do Rio Grande do Sul (2020-2022). Desde 2022, é diretor de Mineração na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura.

 

Luciano Cardone
Luciano Cardone, diretor de Recursos Hídricos e Saneamento

Geógrafo formado pela PUCRS, Geólogo graduado pela UFRGS, mestre em Geociências pela UFRGS. Servidor público desde 2013, lotado no Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS). Possui experiência na gestão de recursos hídricos, na elaboração de planos de bacia (diagnóstico de meio físico), outorga de uso da água (análise de processos de água superficial e subterrânea), desenvolvimento de estudos e projetos em hidrogeologia e geofísica, acompanhou a elaboração de EIA/RIMA. Desempenha trabalhos voluntários na área da docência e no apoio técnico a entidades internacionais para o acesso seguro à água em comunidades vulneráveis. Desde setembro de 2022 ocupa o cargo de Diretor do DRHS.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura