Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Quem somos

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), instituída em 1999, é o órgão central do Sistema Estadual de Proteção Ambiental (Sisepra), responsável pela gestão da política ambiental no Rio Grande Sul. Uma das marcas dessa gestão foi a união, ainda em 2019, das duas pastas: Meio Ambiente e Infraestrutura, reforçando a importância de desenvolver o estado para ampliar a proteção ambiental.  Com isso, Desenvolver para Proteger passou a ser o lema da secretaria. 

A Sema trabalha de forma conjunta com o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), uma de suas vinculadas que, há 30 anos, atua como órgão licenciador, agregando monitoramento e fiscalização ambiental.

Além da Fepam, outras cinco empresas são vinculadas à Sema: a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e a Companhia Riograndense de Mineração (CRM).

Artur Lemos Júnior, secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura 

Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini
Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini

Advogado formado pela PUCRS, tem especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho e pós-MBA em Governança Corporativa e Gestão de Risco na Unisinos. Cursou Politics and Economics of International Energy, pela Sciences Po, em 2016.

Na administração pública, ocupou o cargo de diretor administrativo e presidente da Fundação Zoobotânica (2006-2011). Em 2014 esteve na coordenação da CPI da Energia Elétrica na Assembleia. De janeiro de 2015 a dezembro de 2016, foi secretário adjunto da Secretaria de Minas e Energia, sendo secretário de 2017 a abril de 2018.

Paulo Roberto Dias Pereira, secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura

Paulo Pereira, secretário adjunto da Sema.
Paulo Pereira, secretário adjunto da Sema.
Bacharel em História e MBA em Gestão de Projetos, atua na administração pública desde o ano de 1998 como analista de Planejamento, Orçamento e Gestão da secretaria de Planejamento e Orçamento e Gestão Estratégica. Foi diretor adjunto do Departamento de Programação Orçamentária (2005-2006) e diretor titular do departamento de Orçamento do Estado (2006-2010). Também ocupou o cargo de assessor parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do RS (2011-2015) e de coordenador de Gestão da Secretaria de Minas e Energia do estado (2015-2018). Desde janeiro de 2019, atua como secretário adjunto na Sema RS.

Eberson José Thimmig Silveira, diretor de Energia

Eberson Silveira, diretor de Energia.
Eberson Silveira, diretor de Energia.
Formado em Engenharia Eletrônica pela PUCRS e mestre em Engenharia Mecânica na área de energia pela Ufrgs. Foi assessor de Energia da Secretaria de Energia, Minas e Comunicações do RS entre 1999 e 2006. Foi diretor de Inovação, Fontes Energéticas e Mineração (2018) e Gerente de Planejamento Energético (2015-2018) da Secretaria de Minas e Energia. Desde 1982, é professor do curso de Engenharia Elétrica e do curso de Especialização em Energias Renováveis da PUCRS. É conselheiro do Grupo Temático de Energia do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – Fiergs. Atualmente é diretor do Departamento de Energia da Sema RS.

Graziela Klamt, diretora de Mineração

Graziela Klamt, diretora de Mineração.
Graziela Klamt, diretora de Mineração.
Formada em Engenharia Civil, possui MBA-Pós em Engenharia Sanitária e Meio Ambiente e pós-graduação em Perícia e Auditoria Ambiental. Também já foi chefe da Divisão de Meio Ambiente na Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG) em Porto Alegre e desempenhou funções como analista técnica e assessora  na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Assumiu a diretoria do Departamento de Mineração da Sema em 2020. 

.

Marcelo Spilki, diretor geral 

Marcelo Spilki, diretor geral.
Marcelo Spilki, diretor geral.

Formado em Engenharia Civil e especialista em Técnicas Construtivas pelo NORIE na Ufrgs. Fez especialização em Business and Economy pela George Washington University e MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e London School of Economics and Political Science. Desde 2007 é auditor-fiscal da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul. Em fevereiro de 2019 assumiu o cargo de diretor geral da Sema RS.

Paulo Roberto Paim, diretor de Recursos Hídricos e Saneamento 

Paulo Paim, diretor de Recursos Hídricos e Sanamento.
Paulo Paim, diretor de Recursos Hídricos e Sanamento.
Formado em Engenharia Civil e especialista em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS. Atuou como secretário-executivo do Conselho de Recursos Hídricos e do Fundo de Investimentos em Recursos Hídricos do RS. Foi diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema RS e do Departamento de Irrigação da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, atuou como presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo e foi secretário Municipal de Meio Ambiente de Canoas. Atualmente atua como diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento na Sema RS.

Renato Fantin Arioli, diretor de Políticas e Programas

Formado em Administração de Empresas e Análise de Sistemas de Informação pela PUCRS e pós-graduado em Marketing e Gerenciamento de Projetos pela Unisinos/RS e em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV/RS. Na área pública, possui experiência em empresa de economia mista onde atuou na Companhia Estadual de Energia Elétrica como gestor na área de Tecnologia da Informação (1979-1987). Pela Prefeitura de Porto Alegre, atuou inicialmente como assessor no Gabinete de Inovação e Tecnologia (2012-2014) e posteriormente como diretor de Captação de Recursos e de Programas de Financiamento na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (2017-2018). Desde dezembro de 2019, ocupa o cargo de Diretor de Políticas e Programas da Sema RS.

Tânia Mello, diretora administrativa-financeira

Tânia Melo, diretora administrativa-financeira.
Tânia Melo, diretora administrativa-financeira.
Formada em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, possui técnico em Contabilidade. Foi chefe de Recursos Humanos da extinta Fundação Zoobotânica (FZB) e da Secretaria de Minas e Energia (SME), tendo ocupado nesta última também o cargo de diretora administrativa financeira. Tornou-se diretora administrativa-financeira da Sema em 2019. 

.

.

 

Diego Melo Pereira, diretor de Biodiversidade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura