Governo do Estado promove 3ª reunião do Sisepra com capacitação sobre lei geral do licenciamento e irrigação
Encontro da Semana do Meio Ambiente reunirá órgãos estaduais e municípios para fortalecer a gestão ambiental integrada no RS.
Publicação:
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), promoverá, na terça-feira (2/6), a 3ª Reunião do Sistema Estadual de Proteção Ambiental (Sisepra). O encontro ocorrerá das 14h às 17h, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, e integra as ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
A iniciativa reúne representantes dos órgãos e entidades que compõem o Sisepra, com o objetivo de fortalecer a atuação integrada dos entes públicos na gestão ambiental. A programação inclui palestras, momentos de troca de experiências e atendimentos técnicos, voltados à capacitação e ao alinhamento de boas práticas entre Estado e municípios.
Nesta edição, serão abordados temas estratégicos como a Lei Geral do Licenciamento Ambiental e a irrigação, além da oferta de atendimentos técnicos especializados por equipes da Sema e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, destaca que a gestão ambiental exige integração, planejamento e atualização constante. “O Sisepra é um espaço fundamental de articulação entre Estado e os entes do Sisepra. Ao promover esse encontro, reforçamos a importância da atuação integrada, da qualificação técnica e do alinhamento de práticas para avançarmos na gestão ambiental do Rio Grande do Sul”, afirmou.
As inscrições para o evento são gratuitas e limitadas, com emissão de certificado, e podem ser realizadas por meio de formulário online.
A programação prevê apresentações técnicas e painéis conduzidas pela Sema e pela Fepam, com foco em temas prioritários para a gestão ambiental no Estado: Lei geral do licenciamento e Irrigação.
Consolidação do Sisepra
Em sua terceira edição, a reunião do Sisepra vem se consolidando como um espaço de qualificação e articulação institucional voltado à proteção e à melhoria da qualidade ambiental no Rio Grande do Sul.
A primeira edição, realizada em 2023, reuniu mais de 400 participantes e abordou temas como educação ambiental, fiscalização, saneamento básico e mudanças climáticas. Já em 2025, o encontro destacou o papel dos conselhos ambientais e promoveu discussões sobre resiliência climática, proteção da biodiversidade e aprimoramento das políticas públicas ambientais.
· 1ª Reunião do Sistema Estadual de proteção Ambiental promovida pela Sema reúne mais de 400 pessoas
· Estado promove integração no 2º encontro do Sistema Estadual de Proteção Ambiental
Sobre o Sisepra
O Sistema Estadual de Proteção Ambiental (Sisepra) é responsável pela execução e pelo controle da política ambiental no Rio Grande do Sul. Instituído pela Lei Estadual nº 10.330/1994, tem como órgão superior o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e como órgão central a Sema. Também integram o sistema a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o Comando Ambiental da Brigada Militar, a Polícia Civil, o Ibama e os municípios gaúchos.
Serviço:
Evento: 3ª Reunião do Sistema Estadual de Proteção Ambiental (Sisepra)
Data: 02 de junho de 2026
Horário: 14h
Local: Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501 – Porto Alegre
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/3-reuniao-do-sistema-estadual-de-protecao-ambiental-sisepra/3382052
Texto: Tamires Tuliszewski – Ascom Sema