Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Agronegócio do Estado na COP30 ganha protagonismo na agenda da Expointer

Painel da Sema destacou projetos sustentáveis e o papel estratégico do agronegócio gaúcho na agenda climática.

Publicação:

Pessoas participam de um painel em formato de roda de conversa. Quatro palestrantes estão sentados em cadeiras em frente a um telão que exibe uma linha do tempo de eventos climáticos globais, enquanto o público acompanha a apresentação sentado à frente deles.
Painel da Sema destacou projetos sustentáveis e reforçou o papel estratégico do agronegócio gaúcho na agenda climática. - Foto: Igor de Almeida

Nesta quinta-feira (4/9), a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio da Assessoria do Clima (AsClima), promoveu o painel “O Agronegócio Gaúcho na COP30 – Produção Sustentável e Resiliência Climática”. O evento foi realizado no estande do Governo do Estado na Expointer 2025.

O encontro teve como objetivo apresentar os projetos em andamento da Sema e que serão levados à COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP) que acontecerá no mês de novembro, em Belém, no Pará. O encontro promoveu o diálogo com instituições dos setores produtivo e científico, com o objetivo de posicionar o agronegócio gaúcho de forma articulada no contexto da conferência.

A secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, abriu o painel destacando os projetos em desenvolvimento e o papel estratégico do agronegócio gaúcho na agenda climática global. Também participaram do debate Domingos Antônio Velho Lopes, diretor e vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul); Fernando Cardoso, chefe geral da Embrapa; e Jackson José Brilhante de Freitas, pesquisador da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

Os convidados compartilharam contribuições sobre produção sustentável, inovação e resiliência climática, reforçando o protagonismo do Rio Grande do Sul no cenário internacional.

Marjorie destacou que a realidade do agronegócio gaúcho está alinhada à estratégia do Governo quando o assunto são as boas práticas já implementadas e a mitigação das emissões de gases de efeito estufa. “Mostramos que é possível produzir no Estado com sustentabilidade, inovação e respeito ao meio ambiente, consolidando o Rio Grande do Sul como referência na transição para uma economia de baixo carbono”. 

O evento ofereceu um espaço de diálogo estratégico voltado à construção de uma visão integrada do agronegócio gaúcho diante dos compromissos climáticos. O debate também tratou da importância da sustentabilidade e da resiliência na produção agropecuária do Estado, com foco na formulação de propostas conjuntas que deverão ser apresentadas na COP30.

Sobre a COP 30 no Brasil

A COP30 será a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, encontro global que reúne anualmente líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações de enfrentamento às mudanças climáticas. A conferência é considerada um dos principais fóruns sobre o tema no mundo.

Texto: Tamires Tuliszewski - Ascom Sema

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura