Sema realiza apreensão de redes de pesca no Parque Estadual do Camaquã
Publicação:

Uma equipe da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e da Brigada Militar realizou uma operação de fiscalização no Parque Estadual do Camaquã. O patrulhamento resultou na apreensão de dois mil metros de redes de pesca que estavam fixadas irregularmente em águas interiores da unidade de conservação. De acordo com o agente ambiental da Sema Julio Cesar Vieira, é proibida a pesca no local, mas trata-se de um problema de rotina. "Essa operação foi planejada, devido ao grande número de ilícitos, como caça e pesca predatória, cometidos no Parque Estadual do Camaquã", afirmou.
Segundo o guarda parque, a ação de fiscalização também foi motivada em função do período de defeso - época de reprodução dos peixes. Vieira alerta que a pesca predatória ameaça a manutenção da biodiversidade e pode acarretar na diminuição das espécies. Além do patrulhamento pela água, também foram realizdas barreiras terrestres na região para revistas e abordagens de veículos. Os condutores receberam orientações sobre as restrições ambientais da unidade de conservação.
Ao todo, sete pessoas participaram da operação, que contou com profissionais da Sema, da 3ª Companhia Ambiental de Pelotas e do 3° Pelotão Ambiental de Camaquã. O trabalho aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de dezembro.