Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

RS assume a vice-presidência de Energia e Sustentabilidade do Fórum Nacional de Minas e Energia

Publicação:

Secretário adjunto, Marcelo Camardelli; e o Diretor do Departamento de Energia, Rodrigo Huguenin representaram a Sema.
Secretário adjunto, Marcelo Camardelli; e o Diretor do Departamento de Energia, Rodrigo Huguenin representaram a Sema. - Foto: Ascom/Sema
Por Felipe Martins - Ascom/Sema

Em encontro virtual da 1ª Assembleia Ordinária de 2023 do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FME), realizado na tarde dessa terça-feira (23/5), o Rio Grande do Sul foi indicado para assumir a cadeira de uma das vice-presidências do Fórum. O cargo será ocupado pelo prazo de dois anos, com possibilidade de recondução.

A reunião teve participação de 21 unidades federativas, representando 78% do quórum total de associados. O Fórum é composto por sete vice-presidências, dentre elas, a vice-presidência de Energia e Sustentabilidade, que foi indicada para o RS, e será representada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

“Isso representa uma oportunidade de ampliar o diálogo visando à geração de energia de modo sustentável. A troca de informações e experiências de natureza técnica entre os associados também será fomentada em nossa gestão”, garantiu a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann.

O FME, constituído pelos secretários dos Estados como associados titulares,  é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos que presta auxílio, organiza projetos e estudos técnicos de interesse das Secretarias de Minas e Energia dos Estados.  Além disso, busca articular junto ao Poder Executivo e ao Congresso Nacional diretrizes das políticas e ações da área de competência do FME e propor alterações na legislação.

Na ocasião, foram escolhidos outros cargos da composição do FME. O presidente, representado pelo secretário de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro, Hugo Leal; os representantes do Conselho Nacional de Políticas Energéticas (CNPE), os cinco representantes do Conselho Consultivo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Secretaria Executiva.

A próxima Assembleia Ordinária está prevista para o dia 19 de junho, no Ministério de Minas e Energia em Brasília.

 

Edição: Vanessa Trindade – Ascom/Sema

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura