Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Parque Estadual do Tainhas realiza 1º Encontro de Pesquisa e Extensão

Publicação:

Cachoeira do Passo do S
Cachoeira do Passo do S - Parque Estadual do Tainhas

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio do Parque Estadual do Tainhas, promoverá, no próximo fim de semana, o 1º Encontro de Pesquisa e Extensão do parque. O evento, gratuito, terá como foco a apresentação e a divulgação das pesquisas e extensões desenvolvidas na unidade, além da promoção do diálogo para a preservação e a conservação da biodiversidade.

 O encontro faz parte das comemorações dos 48 anos de criação do Tainhas. Na programação estão previstas palestras, mesas-redondas, oficinas e atividades ao ar livre.

 Entre os temas a serem abordados estão a importância do manejo pastoril para a conservação dos campos nativos e a atuação das universidades em Unidades de Conservação (UCs).

 Na sexta-feira (31/03) acontecerá a recepção dos participantes, a partir das 15h. A abertura oficial está prevista para acontecer no sábado (1º/04), às 8h30, com atividades até às 20h. No domingo (2/04), a programação acontecerá entre 9h30 e 16h30.

  

Parque Estadual do Tainhas

 O Parque Estadual do Tainhas é uma das 24 Unidades de Conservação (UCs) administradas pela Sema. A UC foi criada para a proteção dos campos e das matas do vale do rio Tainhas.

 A unidade abriga matas, campos e banhados onde são encontradas espécies da flora ameaçadas de extinção, entre elas, o pinheiro-brasileiro, a imbuia e o xaxim. Nas espécies da fauna, os destaques são o papagaio-charão, o papagaio-de-peito-roxo, a águia-cinzenta e o leão-baio.

  

Para conferir o cronograma completo e realizar a inscrição, Clique aqui 

Texto: Felipe Martins/Ascom Sema

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura