Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Obra de artista da Bienal do Mercosul é inspirada em espécie de esponja que ocorre no PE Tainhas

Publicação:

DSCN7525.JPG
Artista plástica e equipe do PE Tainhas observam a esponja de água doce.

A artista plástica norte-americana Hope Ginsburg, que está expondo sua obra "Sobre resistir à separação dos continentes: Esponjas de água doce do Rio Grande do Sul", durante a 9a Bienal do Mercosul, que pode ser vista até o dia 10 de novembro de 2013, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, visitou recentemente o Parque Estadual do Tainhas, em companhia da pesquisadora gaúcha Cecília Volkmer Ribeiro. Sua visita tinha por objetivo conhecer o feltro d'água (Oncosclera jewelli) em seu habitat natural, visto que sua obra foi inspirada nesse organismo.

A visita foi possível graças a colaboração da equipe do Parque Estadual do Tainhas e do apoio dos pesquisadores do Laboratório de Gestão Ambiental e Negociação de Conflitos (GANECO) da UERGS de São Francisco de Paula, que conduziram as convidadas até os locais de ocorrência da espécie ao longo do rio Tainhas e do rio Camisas.

A artista, que nunca havia visto uma esponja de água doce, ficou muito impressionada com a beleza e a grandiosidade da Oncosclera jewelli e a simplicidade da Heteromeyenia insignis, outra espécie de esponja ocorrente na região.

A pesquisadora Cecília enfatizou que a obra de Hope demonstrou uma grande fidelidade com as características da espécie. Ela também enfatizou que as espécies são indicadoras de águas de boa qualidade e estão ameaçadas de extinção no Brasil e no Rio Grande do Sul.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura