Jardim Botânico sedia Jornada de Educação Científica e Ambiental
Publicação:
O visitante do Jardim Botânico, no próximo sábado (27), poderá escolher entre onze diferentes atividades da Jornada de Educação Científica e Ambiental. Elas ocorrem simultaneamente tanto pela manhã (10h) quanto à tarde (14h). A inscrição deve ser feita na hora, com uma breve antecedência. O ponto de encontro e de informações é o Centro de Educação Ambiental do Jardim Botânico, situado ao lado do estacionamento.
O investimento para participar é referente ao ingresso no Jardim Botânico (R$ 5,00 para público em geral, R$ 2,50 para estudantes e pessoas acima de 60 anos e isento para crianças até 10 anos).
A realização da Jornada é uma iniciativa da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, em parceria com instituições públicas e da sociedade civil. O objetivo é promover a troca de conhecimento em um ambiente não formal de construção do conhecimento.
Programação
Visita à Unidade de Compostagem do Jardim Botânico - Guilherme Abreu (Jardim Botânico/ FZB)
O Jardim Botânico tem grande necessidade de composto orgânico e, por outro lado, produz materiais que podem ser transformadosem húmus. A Unidadede Compostagem recebe todos os resíduos orgânicos gerados no parque, onde são reciclados para produzir adubo orgânico que é utilizado em novos plantios e na manutenção das plantas já existentes. O objetivo da visita é demonstrar o processo de compostagem e incentivar as pessoas a produzirem o composto em suas residências.
Conheça as plantas medicinais do Jardim Botânico - Clarice Azevedo Machado (Jardim Botânico/ FZB)
Há milênios a humanidade tem usado várias espécies vegetais para tratamentos de saúde e muitos dos medicamentos atuais são fabricados a partir de plantas. A coleção de plantas medicinais encanta pela beleza e diversidade, apesar de esconder perigos que o uso equivocado pode trazer. Os participantes irão conhecer mais sobre estas plantas e tirar dúvidas sobre o cultivo e a identificação botânica.
Trilha orientada no Arboreto - Fernando Vargas e Ari Delmo (Jardim Botânico/ FZB)
No Jardim Botânico são pesquisadas e cultivadas as árvores nativas do RS, principalmente aquelas que estão sob ameaça de extinção. Algumas dessas coleções são organizadas de modo a representar as formações florestais do RS, como a Mata com Araucária e a Floresta do Alto Uruguai. Nesta trilha pelo Arboreto, os participantes terão a oportunidade de conhecer uma parcela significativa da vegetação ocorrente no RS e esclarecer dúvidas quanto ao seu cultivo.
Visita orientada ao viveiro de mudas - Jorge Dupont e Luiz Carlos da Silva (Jardim Botânico/ FZB)
A biodiversidade é a principal característica do viveiro de produção de mudas do Jardim Botânico, sendo que o foco do trabalho são as árvores nativas do RS. As mudas produzidas são plantadas no parque, incrementando as coleções botânicas, ou comercializadas para o públicoem geral. Nesta visita os participantes vão conhecer todas as etapas de produção, desde a obtenção das sementes até a muda pronta para plantio no local definitivo.
Jardinagem para principiantes: vasos e mudas - Clarice Glufke (Jardim Botânico/ FZB)
Esta oficina visa dar noções básicas de jardinagem, ensinando a separação de mudas, plantio em vasos, drenagem, rega e confecção de terrário (mini jardim em vidro).
Visita orientada às salas de exposições do Museu de Ciências Naturais - Laura Tavares (Museu de Ciências Naturais/FZB)
Exposição organizada em sequência evolutiva por grandes grupos. Inicia pelos vegetais atuais, passa para o grupo dos animais e termina com as vitrinas paleontológicas. Neste percurso pode-se observar dioramas representativos dos ambientes do RS, onde mostram a fauna característica de diferentes ecossistemas (banhado, campo e floresta).
Prática sobre cantos de anuros - Patrick Colombo (Museu de Ciências Naturais/FZB)
Os anuros (sapos, rãs e pererecas) são popularmente conhecidos por causa do seu canto ou vocalização. A vocalização possui inúmeras finalidades: reprodução (principalmente), defesa de território, intimidação de predadores, alerta sobre predadores próximos, entre outras. Cada espécie possui um canto próprio, o que permite a identificação de espécies diferentes. A percepção e o conhecimento das vocalizações é uma das ferramentas mais importantes para a realização de uma série de estudos utilizando estes animais como modelos, tanto de cunho acadêmico quanto aplicado.
Sustentabilidade na prática - RECICLAGE Assessoria de Comunicação e Soluções Sustentáveis - Caco Rocha
A atividade consiste numa conversa com os participantes sobre sustentabilidade mesclada com uma oficina prática de artesanato de reciclagem. Nossa sugestão é de que os participantes façam uma carteira com embalagem longa-vida. É necessário que os participantes tragam uma embalagem tetrapak limpa. Outra alternativa seria que essas caixas sejam recolhidas com antecedência pela FZB.
Macroalgas Marinhas do Rio Grande do Sul: Aspectos básicos teóricos e práticos - Juliano de Oliveira Nunes (Museu de Ciências Naturais/FZB)
No estado do Rio Grande do Sul, apesar da costa não apresentar grande diversidade de ambientes, a flora de macroalgas marinhas é representativa, e já foram encontradas 106 espécies, distribuídas nos rochedos de Torres, nos pilares das plataformas de pesca de Tramandaí e Cidreira e nos molhes do rio Mampituba, Tramandaí, da Laguna dos Patos e do Arroio Chuí. A presente oficina propõe fornecer informações básicas sobre taxonomia e herborização deste grupo de plantas, através de métodos teóricos e práticos para o participante.
Rede Campos Sulinos - Circuito de exposição das atividades do Laboratório de Ecologia de Interações - Artrópodes - Amanda Camara, Juliana Silva, Gustavo Viegas (UFRGS)
Será elaborado um circuito por onde os visitantes serão encaminhados, e no qual se divulgará e demonstrará as atividades de pesquisa desenvolvidas pela equipe do Laboratório de Ecologia de Interações. Neste circuito, os membros da equipe de pesquisa estarão expondo, com o auxílio de banners, vídeos/fotos, lupas e material biológico coletado em campo, as atividades desempenhadas, a importância ecológica destas pesquisas e sua contribuição para a construção do conhecimento. O trabalho da equipe está relacionado com projetos ligados a Rede Campos Sulinos.
Desenhe seu morcego - Instituto Sauver em Parceria com o Programa para a Conservação de Morcegos do Brasil
Por meio do desenho, cada participante terá informações sobre os morcegos e o papel desempenhado por estes animais na natureza, podendo expressar este aprendizado por meio de desenhos.
Exposições
Saneamento Básico: o básico para a Qualidade da Água - CORSAN
Apresentação de banners e materiais sobre Tratamento de Água e Esgotamento Sanitário.
Extensão Rural - EMATER
Registro fotográficos das atividades desenvolvidas pelos técnicos da EMATER em visita às propriedades rurais.
fonte: FZB