Inovações ambientais do RS são tema de painel no South Summit Brazil 2023
Publicação:

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) esteve no palco do RS Innovation do South Summit Brazil 2023 (SSBR), nesta quinta-feira (30/03).
Com o tema Inovações Ambientais do RS, a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, mediou a apresentação dos avanços na área do meio ambiente e das ferramentas tecnológicas à disposição do Estado. O painel foi acompanhado pelo vice-governador, Gabriel Souza.
O software EstimaGás foi apresentado pela coordenadora da Assessoria do Clima da Sema, Daniela Mueller de Lara. A plataforma, desenvolvida no RS, mensura as emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos aterros sanitários.
Outro integrante do painel foi Rafael Magalhães, CEO da AgriGooders, plataforma que prevê a monetização de práticas sustentáveis com foco na proteção dos biomas do Estado.
Os estudos inéditos que mapearam o mercado do Hidrogênio Verde no RS foi mais um destaque do painel.
“Eventos como o South Summit são de vital importância para o meio ambiente, pois é possível debater práticas sustentáveis agregando inovações, levando essas informações para o público como um todo. Projetos como o Hidrogênio Verde, o EstimaGas e o Agrigooders são extremamente inovadores e auxiliam a reduzir as nossas pegadas de carbono, o que é essencial para um futuro sustentável e o atingimento das metas climáticas", destacou Marjorie.
O protocolo de intenções com a Agrigooders foi assinado no mesmo dia, no espaço Business Lounge, e contou com a presença do vice-governador, Gabriel Souza.

“Nada melhor que registrar esta parceria e forma de inovar do que aqui no SSBR. Não há como fazer produção primária no mundo sem observar as questões ambientais e de sustentabilidade, algo que o mercado internacional tem exigido”, observou o vice-governador. Gabriel Souza também elogiou a integração das secretarias do Governo do Estado e o setor.
De acordo com a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, a transversalidade entre governo e entes privados é fundamental para um maior desenvolvimento e valorização dos nossos ativos ambientais.
“Desse modo, é possível que a produção agrícola seja cada vez mais sustentável ambientalmente. Queremos fomentar a proteção dos nossos biomas, e valorizar as boas práticas irá fortalecer nossas iniciativas. Com esse alinhamento com empresas do setor privado, trazendo inovação aos processos, faremos com que esse diálogo torne-se ainda mais próximo da realidade e efetivo”, completou Marjorie.
Além da Sema, assinaram o documento a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
O secretário da Seapi, Giovani Feltes, destacou que é gratificante fazer parte de um governo em que a inovação é uma das palavras-chave e que não há medo de ousar.
"Como Secretaria da Agricultura, temos muito a oferecer para estimular as boas práticas agrícolas, e não só no âmbito da produtividade. Temos políticas dentro do manejo de solo e água, projetos e metas no Plano ABC+, além de ações de descarbonização. A monetização de informações com certeza é um caminho para mais recursos e para melhor produzir no Rio Grande do Sul", afirmou Feltes.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, "assumimos hoje um compromisso pensando no futuro dos gaúchos e gaúchas. Unimos propósitos voltados à sustentabilidade do agronegócio. Pensar estrategicamente a capitalização das ações sustentáveis é fazer com que o RS acelere o cumprimento da agenda 2030”.
Conforme o CEO da AgriGooders, Rafael Magalhães, a importância desse protocolo e dessa parceria é justamente ampliar e fomentar as boas práticas do agro gaúcho. “Essa parceria destaca o caráter inovador, o DNA precursor deste governo e a preocupação dele com a sustentabilidade, com a mitigação das pegadas de carbono, dentre outras questões relacionadas ao meio ambiente”, concluiu.
O ato também contou com a presença do secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, do secretário de Logística e Transportes, Jovir Costella, do secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Camardelli, e do vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Domingos Velho Lopes.
Market Place
Após o painel Inovações Ambientais do RS, os integrantes da Sema tiveram um momento de integração com o público no Market Place, na SSBR. Foi a oportunidade de responder a questionamentos e tirar dúvidas do público, empresários, investidores e imprensa.
Inovação de Impacto
Projetos inovadores de impacto desenvolvidos no RS foram tema de outro painel, que aconteceu na quarta-feira (29/03) no RS Innovation, com a participação da secretária Marjorie.
Na ocasião, a secretária detalhou o projeto do Hidrogênio Verde e como essa inovação beneficiará o meio ambiente e a economia, sendo um dos caminhos para a transição energética justa.
O painel Cases de Empreendedorismo e Inovação de Impacto também contou com as presenças da líder de ESG BSBIOS, Ana Curia, do coordenador da Fundação Marcopolo, Luciano Balen, da diretora da Atitus Educação POA, Caroline Calice da Silva, e da líder em Inovação Social Sementes Negócios, Josiane Santos.
South Summit
Com o objetivo de fomentar conexões entre startups, empresas e fundos de investimento globais para gerar negócios e conexões de alto valor, o South Summit Brazil 2023 acontece até esta sexta-feira (31/03), no Cais Mauá, em Porto Alegre, trazendo as principais tendências e inovações do presente e do futuro da indústria nacional e internacional.
O South Summit Brazil reforça a pauta de ESG como um pilar chave e transversal presente em seu DNA desde sua criação. Todo planejamento e operação do evento foram guiados pelo Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa em âmbito mundial, do qual o South Summit é membro.
Texto: Jeferson Cardoso
Edição: Vanessa Trindade