Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Governador visita Parque Eólico em Santana do Livramento

Publicação:

Integrando a agenda de interiorização, o governador Tarso Genro visitou, nesta sexta-feira (29), o Complexo Eólico de Cerro Chato, na cidade de Santana do Livramento. Administrado pela Eletrosul, a estrutura possui três usinas, e colocará em funcionamento 45 aerogeradores, com capacidade de produzir até 90 megawatts de energia. O investimento total chega a R$ 400 milhões.

O diretor de engenharia e operações da Eletrosul, Ronaldo Custódio, falou das perspectivas para a região a partir da entrada em operação do complexo. "Representa não só uma nova alternativa energética, mas uma nova alternativa sócio-econômica para a cidade e toda a Fronteira Oeste, sem entrar em conflito com a matriz já existente." Custódio ressaltou, ainda, outras vantagens indiretas trazidas pelo empreendimento como a melhoria na infraestrutura viária na zona rural de Livramento e a diminuição das ocorrências do crime de abigeato no entorno do Complexo.

Além de apontar para os aspectos econômicos trazidos ao munícipio, o prefeito de Livramento, Wainer Machado, destacou que grande parte da mão de obra utilizada no erguimento do complexo vem de trabalhadores da região, o que foi possível por meio de um trabalho do Executivo na capacitação e integração desses profissionais ao projeto.

Em sua manifestação, o governador lembrou que investimentos do porte do Complexo Eólico fazem parte não apenas de um projeto isolado, mas sim de todo um processo de recuperação do País, numa espécie de retomada do planejamento de seu desenvolvimento. "No futuro a energia eólica não será fonte alternativa, mas sim a fonte dominante", alertou. Tarso destacou, ainda, o trabalho feito pela então ministra Dilma Rousseff à frente da pasta de Minas e Energia para a elaboração do Mapa Eólico do Brasil, bem como de um conjunto de iniciativas voltadas à organização de todo o setor de produção de energia no Brasil.

Texto: Marcelo Nepomuceno
Foto: Caco Argemi
Edição: Redação Secom

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura