Exposição sobre biodiversidade apresenta fauna e flora gaúchas
Publicação:
Na segunda-feira (16), às 17h, a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB) abre a exposição "Fauna e Flora na Tradição Gaúcha", para destacar o sentimento de admiração e respeito dos gaúchos à natureza. A mostra será instalada na Sala Padre Balduíno Rambo do Museu de Ciências Naturais (Rua Dr. Salvador França, 1427 - Jardim Botânico de Porto Alegre), que abrigará textos, músicas, poemas e até mesmo exemplares da flora e fauna do acervo do Museu.
Com patrocínio da CEEE, os painéis revelarão as paisagens do Estado, bem como a natureza cantada em prosa e verso, para conscientizar a comunidade sobre da importância de sua conservação.
Estarão presentes à cerimônia de abertura a secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony e a presidente da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Arlete Pasqualetto.
Com os versos de Pedro Luiz Bottar, adiantamos um pouco do que estará exposto:"Pescoço esguio, feito um mármore que ilude,/ João-grande, lento, afronta os descampados./ Rústico ermitão dos ermos magoados/ Procura os aguaçais, num voo de amplitude."
Os usos populares da biodiversidade nativa e culto das tradições vinculadas ao valioso patrimônio natural sul-rio-grandense serão abertos à população para. "demonstrar a presença dos elementos da biodiversidade nas manifestações culturais, especialmente na poesia e no cancioneiro gaúchos, bem como evidenciar as alterações na fauna e flora gaúchas é o que queremos com essa exposição" destaca Arlete.
O MCN - Criado em 1955, é uma instituição que tem como principais finalidades promover o conhecimento e a conservação da biodiversidade atual e fóssil especialmente do RS, tendo como uma de suas atribuições prestar assessoramento ao governo no que tange à implementação de políticas ambientais do Estado.
Assecom FZB