Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Comitê da Bacia do Alto Jacuí recebe troféu na Expointer

Publicação:

A atuação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), cuja nascente está localizada em Passo Fundo, recebe o troféu O Futuro da Terra, prêmio oferecido há 13 anos pelo Jornal do Comércio, de Porto Alegre, em parceria com o Comitê de Ciências Agrárias da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). O evento ocorre nesta terça-feira (01), às 19h, no Auditório da Farsul, no Parque de Exposições da Expointer, em Esteio.

"O recebimento deste prêmio é uma honra para o Coaju e para todas as 40 instituições que fazem parte do comitê. É um reconhecimento ao trabalho que estamos fazendo no sentido de mostrarmos a todos os usuários de recursos hídricos da bacia, e à população em geral, a importância do Comitê como o gestor das águas", comemora o presidente Ivan Claud Goellner. Segundo ele, o Coaju trabalha focando nas questões do setor do agronegócio, principal atividade na bacia. "Sempre buscamos orientar e auxiliar os produtores rurais a usar de forma eficiente a água e a buscarem as conformidades legais em atividades como a pecuária de leite, suinocultura e a preservação de matas ciliares e a reserva legal, sob pena de sofrerem problemas com os órgãos de tutela ambiental e restrições de crédito e mercado", destaca o presidente.

Para Goellner, a indicação vai ampliar ainda mais a responsabilidade do Comitê do Alto Jacuí, que está implementando o Plano de Bacia Hidrográfica, principal instrumento de planejamento que irá ordenar e orientar o uso dos recursos hídricos na região.


Sobre o prêmio

O troféu O Futuro da Terra destaca entidades que pesquisam tecnologias que serão aplicadas no desenvolvimento agrário do Estado e do País, além de pessoas que utilizam essas tecnologias de maneira pioneira. O Jornal do Comércio e a Fapergs dividem o prêmio em cinco categorias: prêmio especial, cadeias de produção, novas alternativas, tecnologia rural e preservação ambiental. A premiação foi instituída em 1997, e hoje, em sua 13° edição, é tida como uma recompensa para cientistas, pesquisadores e produtores ligados aos avanços da produção do setor primário.
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura