Avançar pelo Rio Grande – Governo na Comunidade traz sede do governo à Fenadoce, em Pelotas

Secretária Marjorie acompanhou as agendas no Sul do Estado.
Secretária Marjorie acompanhou as agendas no Sul do Estado. - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A sede do governo gaúcho foi transferida temporariamente para Pelotas, nesta quinta-feira (9/6), no centro de eventos onde ocorre a Fenadoce. O governador Ranolfo Vieira Júnior, a primeira-dama Sônia Vieira e um grupo de secretários de Estado passaram parte do dia na feira, dando continuidade ao projeto Avançar pelo Rio Grande – Governo na Comunidade.

“Esse evento tem uma grande representatividade para a região, além de ter um simbolismo para o Estado todo. Queremos estar próximos, ouvir a comunidade. Quero interagir com as pessoas e promover o diálogo. Além disso, estamos aqui para prestigiar a feira, tão especial neste momento de retomada e de recomeço. E é especialmente importante estar aqui enquanto vivemos esse novo momento no Estado, no qual estamos investindo R$ 6,4 bilhões em todas as áreas do RS. Os investimentos são do programa Avançar, que completa um ano no dia de hoje”, disse o governador.

A iniciativa, que será levada a diversas cidades gaúchas, busca aproximar o governo dos municípios e de seus moradores, além de promover feiras e eventos que ocorrem no RS. A sede do governo do Estado já foi instalada em Torres, Soledade, Santa Rosa, Venâncio Aires, Caçapava do Sul e Porto Alegre (no South Summit Brazil).

“Vivemos efetivamente um novo momento no RS. Um exemplo disso é que, somente no município de Pelotas, estamos investindo R$ 120 milhões em diversos projetos, inclusive na construção de um novo hospital. E tudo isso só foi possível graças a essas reformas todas que fizemos, e assim devemos seguir. Não podemos deixar que o Estado retroceda”, destacou Ranolfo.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, saudou a iniciativa. "Que bom que estamos aqui, reunidos de novo, ainda nos cuidando contra a pandemia, mas muito mais fortes para enfrentarmos os desafios que vierem. E, hoje, muito focados na nossa retomada econômica, inspirados em um governo que soube enfrentar com coragem e com responsabilidade pública seus problemas, soube virar a chave, que paga as suas contas e é parceiro dos municípios”, afirmou.

Após a instalação do governo, Ranolfo participou da abertura oficial da feira, percorreu os estandes e se reuniu com prefeitos e lideranças da região.

Os secretários Tânia Moreira (Comunicação), Beatriz Araujo (Cultura), Raphael Ayub (Turismo), Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura), Luiz Gustavo de Souza (Logística e Transportes) e Agostinho Meirelles (Apoio à Gestão Administrativa e Política), além do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, Luciano Faustino, participaram da instalação de governo.

Com o tema Doces (Re)encontros, a Fenadoce é organizada anualmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL). Em 2019, o então governador Eduardo Leite sancionou a lei que declarou a Fenadoce um patrimônio estadual. A Fenadoce teve início no dia 3 e segue até 19 de junho. Em 5 de junho de 2022, 600 mil doces já haviam sido vendidos e, durante os três primeiros dias de feira, foram recebidos cerca de 80 mil visitantes.

Texto: Suzy Scarton