Americano alerta sobre efeitos do "ftalato"ao organismo humano

O efeito dos ftalatos (componente químico usado na fabricação de plásticos) no organismo humano foi o tema da palestra do pesquisador da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, Mattew Lorber nesta quarta-feira (03), no auditório da sede da Secretaria do Meio Ambiente/FEPAM. A palestra fez parte da programação da Semana Estadual do Meio Ambiente, que se encerra na sexta-feira (05).

Graduado em Engenharia Agrícola pela Cornel University (1977), Mattew Lorber defendeu tese de mestrado em Agricultural Engineering, também pela Cornell University (1979). Atualmente é Senior Researcher at Office of Research em Development - US EPA in Washington/DC.

O ftalato aumenta a maleabilidade do plástico, sendo também utilizado em solventes de perfumes, hairsprays, produtos plásticos, lubrificantes. Conforme o técnico, este produto pode causar danos graves à saúde humana, por danificar o sistema endócrino. Interfere no sistema hormonal, prejudicando principalmente mulheres grávidas, por atingir o feto.

Segundo ele, o ftalato é eliminado pela urina e não é facilmente detectado no corpo humano, pois converte-se em seus metabólitos. O pesquisador desenvolveu um modelo matemático que pode prever, a partir da análise da urina, a quantidade do contaminante à qual a pessoa foi exposta.

Na sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a apresentação da técnica da FEPAM Elisabete Ibi Frimm Krieger, da Divisão de Saneamento Ambiental (DISA), encerra o ciclo de palestras. Ela vai falar sobre "Aplicação do Índice de Qualidade de Aterros Sanitários (IQAS) de Resíduos Sólidos Urbanos no Estado do RS". A entrada é franca.

Assessoria de Imprensa da Fepam
Coordenadora - Jorn. Eliane do Canto (MTPS 10.988/SP)
Fones: (51) 3288 9476 / 3212 4089 / 8448 6851
www.fepam.rs.gov.br