Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Técnicos da Sema terão carteira funcional digital

Publicação:

Renata Bortolini recebe das mãos do secretário Berfran a nova identificação
Berfran e Guilherme entregam primeiras carteiras digitais para técnicos da Sema
Começaram a ser entregues, nesta terça-feira (30), as primeiras carteiras funcionais digitais para os técnicos dos setores de licenciamento e fiscalização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Inicialmente, 114 profissionais terão estas identificações dentro do padrão utilizado, atualmente, somente pelos funcionários da Secretaria de Segurança Pública. A intenção do governo do Estado, através do Instituto-Geral de Perícias (IGP), órgão vinculado à Secretaria de Segurança, é ajustar todas as identificações funcionais ao padrão em que a Sema passa a integrar por intermédio de convênio assinado com o IGP. O secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, fez a entrega simbólica da carteira para a técnica ambiental do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema, Renata Bortolini, enquanto que o diretor do Departamento de Identificação do IGP, Guilherme Ferreira Lopes, entregou o documento para o técnico ambiental do Defap, João Paulo Steigleder.

Guilherme salientou a importância da utilização de identidade funcional padrão em todo o governo, com a ampliação das novas identificações para todas as secretarias. O objetivo, segundo ele, é um controle rigoroso de segurança, já que os dados serão cruzados através de dois sistemas de identificação que abrangem 4,13 milhões de pessoas. Além disso, informou ele, o custo das carteiras confeccionadas pelo IGP é mais baixo do que as produzidas por outros órgãos, representando economia para o governo do Estado.

Berfran declarou que estas novas identificações tem um grande significado, pois com este controle rigoroso na identificação os técnicos da Sema serão reconhecidos como autoridades que representam o governo e que tem a competência de agir pela proteção aos recursos naturais do Estado. A carteira é válida em todo o território nacional. Conforme o diretor do Defap, Rafael Ferreira, os guarda-parques poderão optar por solicitar a carteira com porte de arma, seguindo as normas estabelecidas no Estatuto do Desarmamento.

Foram confeccionadas, no primeiro momento, 127 identificações, mas o convênio terá um aditivo para contemplar outros 20 técnicos ambientais e mais 57 guarda-parques que passaram no concurso público e que serão convocados pela Sema. O ato ocorreu no gabinete do secretário Berfran Rosado e contou com a presença do vice-diretor do IGP, Eduardo Marques Lourenço.


ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Maria Cláudia Vasconcellos (RMT 6260)
Coordenação: Jornalista Lurdes Nascimento (RMT 6174)
F: 51. 3288.8114/ 3288.8115/ 8445.7723
www.sema.rs.gov.br
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura