Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Técnicos avaliam Áreas de Preservação Permanente localizadas junto ao rio Uruguai

Publicação:

Equipe percorreu Áreas de Preservação Permanente (APPs)  às margens do rio Uruguai
Equipe percorreu Áreas de Preservação Permanente (APPs) às margens do rio Uruguai


A equipe técnica do Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado da Sema /Fepam do Noroeste acompanhou a inspeção realizada pela Justiça Federal de Santa Rosa para avaliar a situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) que se estendem por oito município às margens do rio Uruguai.

Sob a coordenação da juíza Paola Goulart de Souza, também participaram das vistorias realizadas entre os dias 13 e 15/5, representantes do Ministério Público Federal, do Ibama, da Policia Ambiental da Brigada Militar e das associações dos municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) e da Grande Santa Rosa.

O grupo iniciou a inspeção pelo município de Porto Lucena e percorreu ainda Porto Vera Cruz, Alecrim e Porto Mauá no primeiro dia. Depois, seguiu para Novo Machado e Dr. Maurício Cardoso. Na quarta-feira (15) estiveram em Tiradentes do Sul e Crissiumal.

A coordenadora do Balcão do Noroeste, Elenir Dahmer Linauer explica que o objetivo da vistoria é buscar soluções legais e viáveis para os proprietários das áreas ribeirinhas que contemplem aspectos econômicos e sociais para os municípios. ”A ideia da juíza e também dos órgãos ambientais estaduais é dar o encaminhamento adequado para as mais de mil famílias que residem no local, bem como para as atividades agrossilvipastoris e áreas de lazer existentes às margens do rio Uruguai”.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura