Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sparta afirma: Pró-Guaíba será mantido e revitalizado

Publicação:

Reunião ocorreu no Palácio Piratini
Governador prevê Módulo II para agosto


O eecretário estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta, participou na manhã de quarta-feira (15), no Palácio Piratini, de reunião com o governador Germano Rigotto para tratar do Programa Pró-Guaíba. O encontro promovido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa discutiu ações para viabilização do módulo II do Programa.

O governador Rigotto destacou que a manutenção do Programa será anunciada em meados de agosto, tão logo sejam concluídos os estudos e o planejamento de ações para execução do módulo II. "O Rio Grande do Sul não deixará de executar a próxima etapa do Pró-Guaíba, mesmo que não tenhamos recursos de organismos internacionais. A sociedade civil organizada, governos estadual e federal e municípios somarão esforços para sua manutenção", destacou Rigotto.

Em sua explanação, Sparta ressaltou que a manutenção do Programa tem fundamental importância para milhares de pessoas, uma vez que abrange dois terços do território gaúcho. O Módulo II deverá centrar esforços no saneamento básico e na educação ambiental, com recursos na ordem de US$ 170 milhões de dólares. "Estou convicto, após essa reunião, que o Programa será mantido e revitalizado, ao contrário do que muitos anunciam", afirmou Sparta.

As ações e obras do Pró-Guaíba iniciaram em 1995 e entre elas destacam-se a construção de três estações de tratamento de esgoto e 26 mil ligações domiciliares em Porto Alegre e região metropolitana, elevando o percentual de esgoto tratado de 5% para 9%; a redução de resíduos sólidos, por meio da elaboração do Plano Diretor de Resíduos Sólidos para Região Metropolitana; a manutenção e a conservação da vida aquática nas nove bacias integrantes da Região Hidrográfica do Guaíba; o investimento e o desenvolvimento em turismo, esporte e lazer; o estabelecimento de redes de monitoramento ambiental; a consolidação de estudos para sistemas de parques e reservas, planos de controle e educação ambiental.

Também participaram da reunião, o Secretário de Coordenação e Planejamento, João Carlos Brum Torres; o deputado estadual Edson Portilho, o Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado Pedro Westphalen; o Secretário Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, Beto ;o Presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente, Valtemir Goldmeier; o Diretor Técnico da Fepam, Mauro Moura; o Presidente da FZB, Carlos Schreiner; e representantes da Secretaria Executiva do Pró-Guaíba.
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura