Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Seminário do Pró-Mar-de-Dentro mostra que gestão ambiental precisa de esforços conjuntos

Publicação:



A continuidade nesta sexta-feira (7) do Seminário do Programa Pró-Mar-de-Dentro "Gestão Ambiental Compartilhada para o Desenvolvimento", aberto na noite anterior, em São Lourenço do Sul, contou com a presença do vice-governador Antonio Hohlfeldt. "Quero ser parceiro nesta discussão do programa e garantir a permanência deste sistema lagunar para que ele seja compreendido e respeitado, aí entra forte a questão educacional", afirmou Hohlfeldt. "É preciso, sobretudo, ter o claro respeito das pessoas, no seu conjunto social, em relação a esses ambientes", acrescentou o vice-governador.

O diretor-presidente da Fepam, Claudio Dilda, representando o secretário estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta, falou que o seminário demonstra a decisão política pela permanência efetiva do Programa Pró-Mar-de-Dentro, tendo como meta o reequilíbrio desse sistema lagunar que está ligado a todo o sistema hídrico que flui para a região litorânea. Dilda ressaltou a necessidade do engajamento entre sociedade e poder público para que as ações construídas gradativamente sejam consolidadas. "A natureza vem apresentando desafios que teremos que enfrentar e o seu ritmo não coincide com o ritmo da civilização. Estamos tendo demonstrações claras e inequívocas da necessidade de mudança de paradigmas", alertou Dilda.

O prefeito de São Lourenço do Sul, José Sidney Nunes de Almeida, disse que a potencialização do Programa com o seminário é um momento marcante e de grandes desafios para avanços em termos de políticas públicas, de compreensão pela população e de gestão do processo ambiental. "Precisamos contemplar as diversas facetas dessa questão complexa que é a água", frisou o prefeito.

No evento, foram assinados protocolos de intenções da Consulta Popular entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio do Pró-Mar-de-Dentro, Fepam e os municípios de São Lourenço, Pelotas e Turuçu.

Na programação, o painel apresentado pela coordenadora do Programa, Maria Elisabete Ferreira mostrou que é possível conciliar o desenvolvimento com a preservação ambiental, por meio da recuperação do ambiente, da inclusão social, de um encaminhamento economicamente viável e da educação ambiental, com o envolvimento dos poderes públicos, Coredes, comitês de bacias, universidades, Ongs, empresas, associações e federações.

O coordenador do Programa de Educação Ambiental Compartilhado da Fepam, Túlio Carvalho, falou sobre educação como ferramenta de gestão ambiental. Ele disse que a expressão "desenvolvimento sustentável" tem sido substituída por "ética do cuidado", preconizada por Leonardo Boff.

O Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS), da Sema, foi apresentado pelo seu coordenador, Niro Afonso Pieper. Atualmente 110 municípios do Estado estão aptos ao licenciamento das atividades que geram impacto local, sendo cinco da área de abrangência do Pró-Mar-de-Dentro: Pelotas, Canguçu, Camaquã, Bagé e Aceguá. Conforme Pieper, São Lourenço protocolou no último dia 5 a documentação para se habilitar.

O evento ainda promoveu a discussão da "Educação ambiental como instrumento de gestão", "Gestão local do meio ambiente" e "Formação de Comitês de Bacias Hidrográficas", com a divisão do público em três grupos de trabalho.

O programa Pró-Mar-de-Dentro, criado por decreto estadual em 1994 e implantado em 1998, abrange 50 municípios da Metade Sul do Estado.
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura