Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema realiza fiscalização e resgata 147 pássaros silvestres

Publicação:

Um exemplar de azulão foi devolvido à natureza
Um exemplar de azulão foi devolvido à natureza

Em operação de fiscalização realizada no município de Caxias do Sul, analistas da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) apreenderam 147 pássaros silvestres em quatro endereços. A atividade, que também serviu de capacitação aos servidores do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul, cumpriu três mandados de busca e apreensão. A operação, realizada nesta quarta e quinta-feira (22 e 23/5) contou com a participação de policiais da 2º Companhia do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar e de servidores do Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado Sema/Fepam da Serra.

A equipe encontrou com os criadores amadores de passeriformes diferentes espécies de aves como: cardeal, coleiro-do-campo, azulão, canário-da-terra, trinca-ferro, sabiá-laranjeira, sabiá-ferreiro, sabiá-coleira, pintassilgo, sanhaçu-cinzento, coleiro-baiano, sendo que cerca de 65% dos pássaros estavam submetidos a maus tratos.

Operação foi realizada em Caxias do Sul
Operação foi realizada em Caxias do Sul

Durante a operação também foram vistoriadas duas agropecuárias. Em uma delas foram apreendidas quatro galhadas de cervídeos, sendo que três de veados-campeiros, ameaçados de extinção no Estado e uma de cervo-vermelho, que é uma espécie exótica ao País.

Cinco pássaros que não estavam anilhados foram devolvidos à natureza. As demais aves foram encaminhadas ao Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. Os criadores tiveram suas licenças suspensas e serão submetidos a processo administrativo e criminal.

Antes disso, nos dias 21 e 22/5 os analistas da Sema vistoriaram cinco criadores amadores de passeriformes nos municípios de Restinga Seca, Faxinal do Soturno e Agudo.

Nesta ocasião foram apreendidos 17 pássaros de sete diferentes espécies como cardeal, coleiro-do-campo, coleiro-do-brejo, curió, azulão, canário-da-terra e trinca-ferro. O curió é uma espécie ameaçada extinção no RS.

Dez aves foram devolvidas à natureza e a as demais encaminhadas ao Cetas do Ibama.
Além dos analistas do Departamento de Biodiversidade da Sema, participaram da operação os guardas-parque do Parque Estadual Quarta Colônia e do 3º pelotão do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Santa Maria.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura