Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema promove ação de Educação Ambiental em praias do Estado

Publicação:

A primeira praia a receber a atividade será Torres.
A primeira praia a receber a atividade será Torres. - Foto: Divulgação Sema

Os veranistas que estão aproveitando o verão nos litorais Norte e Sul do Estado, vão ter a oportunidade de aprender mais sobre Educação Ambiental. Isso porque, no próximo sábado (22/01), a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio da Assessoria de Educação Ambiental (Assea), inicia a campanha RS Mais Sustentável.

A primeira praia a receber a atividade será Torres. Voluntários, supervisionados pela Assea, irão percorrer a beira-mar distribuindo ecobags e lixeiras para carros. A equipe dará dicas aos veranistas sobre a importância do recolhimento dos resíduos e a sua destinação correta.

O secretário Luiz Henrique Viana, idealizador do projeto, ressalta que o caminho para promover a consciência ambiental é através da educação.

“Por meio da Educação Ambiental conseguimos estimular a mudança de hábitos. Esse projeto pretende sensibilizar a sociedade quanto à necessidade de preservar a vida marinha, a responsabilidade de cada um em manter as praias limpas e a importância de adotar atitudes corretas para que possamos reduzir a degradação ambiental”. 

No total, cinco praias fazem parte do calendário do projeto RS Mais Sustentável, com ações que ocorrerão sempre das 10h às 16h:

22/01: Torres

29/01: Capão da Canoa

05/02: Tramandaí

12/02: Cassino

19/02: Laranjal

 

O coordenador da Assea, Renel Prospere, considera que a atividade é uma forma de mostrar às pessoas o seu verdadeiro papel para com a natureza. “Precisamos entender nosso compromisso com o ecossistema. O meio ambiente é o nosso maior tesouro e, com o RS Mais Sustentável, iremos criar um canal de interação com a sociedade, com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo nas praias”.

Programa de Voluntariado

Cinquenta voluntários foram selecionados pelo Programa de Voluntariado da Sema para participar da atividade durante o veraneio. Os interessados se inscreveram no edital nº 001/2022 e participaram de uma capacitação. Serão dez voluntários atuando em cada uma das praias. Todos que cumprirem suas atividades conforme Termo de Adesão e Plano de Trabalho receberão certificado.

Texto: Vanessa Trindade 

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura