Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema e RGE lançam campanha para plantio de árvores nobres

Publicação:

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a RGE- Rio Grande Energia estarão fazendo o lançamento da Campanha Árvores Nobres nas regiões Noroeste e Missões no dia 30 de setembro. A solenidade acontece em Santa Rosa, às 9 horas, no auditório do Centro de Exposições (Parque Municipal de exposições) e em Santo Ângelo, às 15 horas, na Associação dos Funcionários da CEEE (R. XV de Novembro, 1986). Os eventos contarão com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, José Alberto Wenzel, e do presidente da RGE, Sidney Simonaggio.

A Campanha Árvores Nobres será realizada por meio da distribuição de 56 mil mudas de seis espécies selecionadas - cedro, caroba, grápia, ipê roxo, canjerana e louro - e de 30 mil cartilhas informativas. As mudas serão distribuídas em forma de kits, com quatro espécies diferentes em cada um, acompanhados da cartilha. Essa distribuição será realizada para prefeituras interessadas, em escolas e praças públicas.

Apesar de haver diversidade dessas espécies nobres no Estado, elas são encontradas em quantidades reduzidas, devido à exploração abusiva, desde a época da colonização. Como, ao longo do tempo, não houve a preocupação de replantio para manter a abundância dessas árvores, atualmente constata-se a necessidade de estimular o seu plantio.

Os principais objetivos da Campanha são os de proporcionar melhoria ambiental com o plantio em diversos municípios, fornecer conhecimento à sociedade sobre as árvores nobres e estimular o plantio para possível aproveitamento da madeira no futuro.

Os municípios interessados em aderir à Campanha devem fazer contato com a Divisão de Licenciamento Florestal da Secretaria Estadual do Meio Ambiente pelo telefone (51) 3288.8139 ou com a RGE pelos números (55) 3511.5702 (Santa Rosa) e (55) 3313.7502 (Santo Ângelo).

Nobreza nativa - O Rio Grande do Sul possui em torno de 500 espécies de árvores que nascem espontaneamente em seu território, ou seja, as árvores nativas. Entre essas, algumas são consideradas árvores nobres devido à importância para o equilíbrio ecológico e à sua utilização, como madeira de boa qualidade para fins variados, substâncias medicinais, tintas e alimentos.

As árvores nobres também são conhecidas por "madeira-de-lei" e essa denominação surgiu com a Carta Régia de 1799 que fazia referência a determinadas espécies com madeira de excelente qualidade e de grande valor comercial.

Além das seis espécies selecionadas para a Campanha, podem ser citadas outras de árvores nobres no Rio Grande do Sul: araucária, jabuticaba, erva-mate, guajuvira, guatambu, angico vermelho, cabreúva e cancorosa.
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura