Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema divulga nota sobre enquadramento das Bacias Hidrográficas do RS

Publicação:

A nota técnica disponibiliza novos formatos para visualização do enquadramento das Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul.
A nota técnica disponibiliza novos formatos para visualização do enquadramento das Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul. - Foto: Eduíno de Mattos. Encarte do Plano do Lago Guaíba

O Departamento de Gestão Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) divulgou uma nota técnica, disponibilizando novos formatos para visualização do enquadramento das Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul. A partir de agora, é possível verificar as situações atuais e mapas das bacias pelos softwares shapefiles (.shp) e .kmz. 

Para acessar o documento, clique aqui.

A chefe da Divisão de Planejamento e Gestão do DRHS da Sema, Raíza Schuster, conta que o arquivo pode ser acessado de forma prática a partir das novas atualizações. “As informações estavam disponíveis apenas nas resoluções do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH). Agora, com os novos formatos .shp e .kmz, é possível acessar por meio de softwares de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs), como:  Qgis, ArcGIS e Google Earth”.

O enquadramento das Bacias Hidrográficas visa assegurar às águas, qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas e diminuir os custos de combate à poluição, mediante ações preventivas permanentes.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Divisão de Planejamento e Gestão do DRHS pelo e-mail dipla-drhs@sema.rs.gov.br.

 

Texto: Priscila Valério

Edição: Vanessa Trindade 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura