Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema busca aliança sócio-ambiental

Publicação:

A reunião promovida hoje (16/01) pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) com Organizações Não-governamentais ambientalistas reuniu 20 entidades de Porto Alegre e de 14 municípios do Estado. O encontro serviu para entrosamento entre a Sema e seus órgãos vinculados e as ONGs. Além dos organismos ambientalistas, participaram do encontro a Sociedade Brasileira para Conservação da Fauna, União dos Escoteiros do Brasil, Núcleo de Ecojornalistas, Conselho Regional de Biologia RS/SC/PR, Associação Gaúcha de Caça e Conservação e Federação de Caça e Tiro.

Na abertura, o Secretário do Meio Ambiente, José Alberto Wenzel, afirmou que a Sema pretende formar uma aliança sócio-ambiental com toda a comunidade gaúcha. "Estamos realizando o primeiro contato com as ONGs porque elas detêm a representatividade da questão ambiental e nós, os gestores, estamos nos colocando como parceiros destas entidades", falou Wenzel. A intenção é, logo em seguida, convidar os setores produtivos para conversar e, depois, as prefeituras.

Todas as ONGs se manifestaram, fazendo um breve relato de seus históricos e das atividades que desenvolvem. A representante da AGAPAN, Edi Xavier Fonseca, destacou que a luta da entidade está voltada prioritariamente contra os agrotóxicos, a energia nuclear e os organismos geneticamente modificados. Lara Lutzenberger, da Fundação Gaia, falou que o foco da ONG criada por seu pai, José Lutzenberger, é a agricultura orgânica e a educação ambiental, com projetos desenvolvidos no Rincão Gaia, em Pantano Grande. Ela lembrou que vários trabalhos foram realizados pela Gaia em parceria com a Sema. Pela Pangea falou Augusto Carneiro, dando ênfase aos parques, em nível estadual, e ao problema da poda de árvores em Porto Alegre que, segundo ele, corre livre. "A Sema criou muitos parques que existiam só no papel e eu destaco Itapuã, Itapeva e Delta do Jacuí (os dois últimos em implantação) e eu acredito que eles continuarão sendo bem cuidados," enfatizou Carneiro.

O Movimento Ambiental da Região das Hortênsias apresentou preocupação com o crescimento desordenado da rede hoteleira, que tem afetado área de mata atlântica, e de setores industriais, gerando contaminação em lençóis freáticos. A Associação Bento-gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural apresentou o projeto Araucária 2002 que visa ao plantio de 110 mil mudas da espécie que está ameaçada de extinção.O Núcleo Sócio-ambiental Araçá-piranga, de Sapiranga, pretende a criação de uma unidade de conservação no Morro Ferrabraz para a preservação de cavernas, sítios arqueológicos, mananciais hídricos e biodiversidade da área.

Ao final do encontro, Magda Renner, da Amigos da Terra, conclamou a todos para "promover o entusiasmo pelos novos caminhos, novas pessoas e novas propostas", referindo-se ao governo que recém inicia. "Vamos nos renovar," falou a ativista.

O secretário Wenzel disse que tem havido muitos questionamentos sobre os Fundos do Meio Ambiente, de Florestas e de Recursos Hídricos e que a proposta é de que eles passem a ter a destinação específica para a qual foram criados, saindo do caixa único. "Estamos fazendo um raio-x da secretaria e de seus órgãos vinculados que estará pronto no dia 24 deste mês. Aí, então, vamos definir as diretrizes e as prioridades com que vamos trabalhar," declarou o secretário. Essa avaliação será entregue ao governador Germano Rigotto no dia 30 de janeiro e levado ao conhecimento da sociedade.

Ainda participaram do encontro as seguintes ONGs: Movimento Roessler, ASTEPAN, SAALVE, Sentinela dos Pampas, CURICACA, APN-VG, ALGA, CEAM, Biguá, ANAMA, ABEPAN, ABRAPA, AMA, Mira-Serra e Sea Sheperd.
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura