Sema apresenta nova estrutura administrativa e pilares da gestão

Estrutura ganha duas subsecretarias - Gestão Ambiental e Infraestrutura - e Divisão de Políticas Públicas para Animais

Servidores da nova gestão reunidos no auditório do Caff
Servidores da nova gestão reunidos no auditório do Caff - Foto: Felipe Martins

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) realizou, nesta quinta-feira (9/3), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), uma reunião com os servidores para apresentar a nova estrutura administrativa, as atribuições da secretaria e os pilares da gestão.

Na abertura do encontro a secretária Marjorie Kauffmann deu as boas-vindas aos colegas e reforçou a necessidade de todos estarem alinhados para que os projetos tenham maior êxito.

“É necessário que todos entendam  quais são os nossos propósitos para que o time alcance os objetivos. Possuímos uma meta bem definida e conectada com os pilares da gestão: clima, saneamento e inovação ambiental. Precisamos uniformizar os procedimentos para que nossas políticas públicas estejam mais visíveis e presentes na vida dos gaúchos ”, disse a secretária.

Em seguida, o secretário adjunto, Marcelo Camardelli, agradeceu a receptividade e reforçou "a necessidade da manutenção da sinergia entre os setores. Precisamos valorizar e dar continuidade aos projetos que cumprem o seu objetivo da prestação de serviços à sociedade”.

Os novos subsecretários, diretores e coordenadores de assessorias se juntaram aos secretários em uma breve apresentação. Quanto à estrutura da Sema, o destaque foi para a criação de duas subsecretarias: de gestão ambiental e de infraestrutura. Juntas, elas serão responsáveis por comandar quatro departamentos e 15 divisões.

A subsecretária de Gestão Ambiental, Taiana Andrade Ramidoff, com passagem pela Secretaria de Meio Ambiente da Amazônia e pelo Ministério do Meio Ambiente, ressaltou a qualidade técnica do time.

“Meu aceite para assumir a subsecretaria se deu, principalmente, por enxergar o RS como um dos melhores, mais capacitados, engajados e vocacionados na área de meio ambiente do Brasil”, disse Taiana. Além disso, ela destacou que pretende “trazer mais eficiência à gestão ambiental, otimizando processos e fortalecendo o diálogo entre equipe técnica, política e demais setores da sociedade que estejam abertos para atuar em conjunto”.

O subsecretário de Infraestrutura, Eduardo Magalhães, afirmou que os desafios da nova gestão recaem sobre o atendimento às necessidades legítimas do povo gaúcho em termos de desenvolvimento econômico, segurança energética e mineral em consonância com o tripé da sustentabilidade. “No curto prazo, nosso objetivo é justamente estabelecer as prioridades que respeitem esta linha de valores”, afirmou Magalhães.

Para conferir o organograma da Sema, clique aqui.

Clique aqui para conferir a lista de subsecretários e diretores.

A Divisão de Políticas Públicas para animais também passa a fazer parte do escopo da Sema, subordinada ao Departamento de Biodiversidade. A divisão tem como premissa o apoio às políticas públicas de competências dos municípios que visam a garantia dos direitos dos animais domésticos, urbanos e rurais, e animais comunitários.

Segundo a assessora técnica Amanda Munari, a criação de uma divisão específica trará resultados mais efetivos na continuidade de programas.

“Agora temos, de fato, uma divisão que irá tratar especificamente desse assunto. Daremos continuidade ao Programa Melhores Amigos, que repassa recursos para os municípios, os quais contratam, por meio de edital, clínicas que realizam castrações de cães e gatos. Vamos trabalhar para dobrar o prazo de execução dos municípios, que atualmente é de um ano”, afirmou Amanda.

Além das alterações no organograma, com a criação das subsecretarias e inclusão de novas divisões, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) não faz mais parte do escopo da Sema, sendo esta, agora, uma vinculada da Secretaria de Parcerias e Concessões

O presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Renato Chagas, que segue como vinculada da Sema, também esteve presente na reunião junto com o diretor administrativo, Almir Azeredo, e chefes de departamentos.

O novo organograma da secretaria teve como referência a Lei 15.934, de 1º de janeiro de 2023, que dispõe sobre a estrutura administrativa e diretrizes do Poder Executivo.

Texto: Felipe Martins/Ascom Sema