Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Secretária Marjorie participa de instalação de Frente Parlamentar em Defesa dos Biocombustíveis

Publicação:

O Estado possui a maior capacidade produtiva para biocombustíveis no país.
O Estado possui a maior capacidade produtiva para biocombustíveis no país. - Foto: Celso Bender/Alergs

A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, representou o governador Eduardo Leite, nesta segunda-feira (13/03), na instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Biocombustíveis na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Alergs). O Estado possui a maior capacidade produtiva para biocombustíveis no país.

“O alinhamento entre executivo e legislativo traz objetivos pontuais, como o caso do tributário, mas que tem reflexos em outros pontos importantes, como o ambiental. Nós precisamos da Alergs para abrir frentes, estreitar e desburocratizar procedimentos. Contem com o executivo pra viabilizar mais empreendimentos deste tipo, para mostrar o quanto o Rio Grande do Sul é sustentável, seja pela sua matriz energética ou pela atividade das suas mais de 35 cadeias produtivas”, salientou Marjorie.

Representando o Sindibio RS, Leonardo Zílio apresentou dados sobre a produção de biodiesel no Brasil e no Estado. Segundo ele, no Brasil há 58 usinas instaladas, totalizando 13,4 bilhões de litros por ano de capacidade. O RS é o principal estado produtor do país, sendo responsável por 24,5% da produção nacional. Atualmente, o RS conta com nove unidades industriais em operação, com produção superior a 1,5 bilhão de litros em 2022. Zílio falou, ainda, sobre os desafios do Estado para a expansão do mercado e as ações a serem tomadas.

A proposição da pauta foi do deputado estadual Elton Weber, presidente da frente parlamentar.

“Estamos com bons alicerces para desenvolver os biocombustíveis no RS. O Estado é pioneiro e o parlamento gaúcho tem interesse em avançar em torno do tema. Três pilares são fundamentais para desenvolvimento: questão econômica, social e ambiental”, pontuou Weber.

Por fim, o presidente Alergs, Vilmar Zanchin, declarou instalada a frente parlamentar. Acompanharam a cerimônia o secretário adjunto da Sema, Marcelo Camardelli, e o diretor de Energia, Rodrigo Huguenin, além de demais autoridades.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura