Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Secretária do meio ambiente fala sobre planejamento do RS para produção de hidrogênio verde durante Wind of Change

Publicação:

"Entendemos que o H2V como uma das alavancas para a descarbonizacao", afirmou a secretária Marjorie.
"Entendemos que o H2V como uma das alavancas para a descarbonizacao", afirmou a secretária Marjorie. - Foto: Vanessa Trindade / Ascom Sema

No segundo dia de Wind of Change, nesta quarta-feira (19/4), a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, foi uma das participantes do painel Planejamento governamental para a geração de energia eólica offshore e produção de hidrogênio verde (H2V). Durante seu painel, a secretária falou sobre as oportunidades para o H2V no Rio Grande do Sul.

A abertura do evento contou com a participação da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, e do governador do Estado, Eduardo Leite.

“O Rio Grande do Sul é destacado na sua oportunidade de geração de energia renovável, especialmente a eólica, pelos bons ventos que temos para os investimentos dentro do continente. E também para o offshore, que são as torres de geração de energia no oceano, em que o nosso Estado se revela especialmente competitivo pelo que temos de demanda interna e pela proximidade com a região Sudeste, onde há maior demanda, o que diminui os custos de transmissão”, reforçou o governador.

Após as falas iniciais, Marjorie detalhou aos participantes o potencial do Rio Grande do Sul para a produção e o uso do hidrogênio verde. Marjorie reforçou que o H2V é visto como uma das alavancas para a descarbonização e o atingimento das metas climáticas. Segundo os estudos desenvolvidos pela consultoria McKinsey, o uso hidrogênio verde poderá reduzir ao ano até 8,4 milhões de toneladas de CO2 até 2040, com impacto principalmente sobre o transporte rodoviário.

 “O governo do Estado começou a pensar hidrogênio no ano de 2019 e então trouxemos essa pauta cada vez mais pra dentro da Sema, porque entendemos ser uma das alavancas para a descarbonizacao. Nós criamos uma Assessoria do Clima para tratar das questões e compromissos climáticos clima e, assim como o país, temos na parte da energia, principalmente no transporte rodoviário, os maiores emissores de gases de efeito estufa. Hidrogênio é uma oportunidade de negócios, de desenvolvimento, com compromisso ambiental e inovação”, reforçou Marjorie.

A secretária também apresentou a demanda de H2V do Estado com cenários até 2040, os custos de produção, os fatores de capacidade, os principais polos demandantes e a infraestrutura existente no Estado. Marjorie pontuou os próximos passos para o desenvolvimento da cadeia produtiva, com necessidade de regulação, coordenação dos entes envolvidos, estratégia e planejamento, e incentivos financeiros e fiscais.

A expectativa é que o RS possa receber até R$ 62 bilhões em investimentos e geração de 41 mil empregos diretos e indiretos com a cadeia do H2V.

Participaram do painel os representantes dos estados do Ceará, do Rio Grande do Norte e da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). Acompanharam o evento o secretário-adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia, Raphael Ayub; o líder do governo na Assembleia Legislativa, Frederico Antunes; o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco; além de outras autoridades.

Promovido pela Viex e pelo Sindienergia, o Wind of Change começou na terça (18/4) e termina nesta quarta-feira (19/4), em Porto Alegre. O evento reúne representantes do governo, entidades de fomento, bancos de investimentos, empreendedores do setor, investidores públicos e privados, cadeia de produtos e serviços para hidrogênio verde e energias eólicas.

Texto: Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura