Secretária do Meio Ambiente é palestrante em fórum sobre economia azul

Energia limpa e hidrogênio verde foram os temas dos painéis com participação da secretária. - Foto: Vanessa Trindade / Ascom Sema

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) esteve presente no 1º Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (3/4), em Rio Grande. A secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, foi uma das palestrantes no primeiro dia de evento, participando dos painéis Energia Eólica no Rio Grande do Sul e O Papel do Hidrogênio Verde na Transição Energética.

Sobre energia eólica, a secretária lembrou a potência elétrica instalada do Estado, que tem 81% de sua matriz com origem em fontes renováveis, além dos potenciais em energia eólica, solar e biomassa.

“A matriz elétrica do Rio Grande do Sul nos mostra o quanto somos capazes de fazer a virada de chave, com uma transição energética segura e responsável, em um movimento conjunto entre todos os entes envolvidos. Nós temos condição de fazer a ampliação do uso das renováveis não só elétrica, como energética”, pontuou Marjorie.

Marjorie compartilhou o palco com Elbia Gannoum, presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (AbeEólica); Frederico Bianchi, da Nordex Brasil; Guilherme Sari, presidente do Sindienergia; e Andriele Maschke, da empresa Darcy Pacheco. O painel foi mediado por Henrique Ilha, diretor de Meio Ambiente da Portos RS.

No painel seguinte, Marjorie apresentou o plano setorial para o hidrogênio verde (H2V), desenvolvido pelo governo gaúcho. A secretária salientou que o Rio Grande do Sul é o único estado com um estudo aprofundado e completo sobre os potenciais para o desenvolvimento da cadeia de H2V.

“Esse estudo desenhou o mercado consumidor e produtivo, com a infraestrutura necessária. Nós queríamos que fosse um projeto que se perpetuasse dentro do Rio Grande do Sul e, portanto, foi alicerceado pela transversalidade dentro das secretarias. A ideia foi reunir elos para que tivéssemos conteúdo factível pelo nosso mercado e exequível pelo governo daqui para frente”, reforçou a secretária.

Na palestra, Marjorie apresentou os pilares para o desenvolvimento da cadeia: estratégias e planejamento para o setor; planos de ação; desenvolvimento de uma política estadual e de um plano mercadológico; e governança.

Fazem parte das metas traçadas os incentivos fiscais para uso e produção, a construção de um plano nacional de desenvolvimento, a criação de linhas de crédito com condições diferenciadas e investimento em ações de comunicação para a sociedade em geral.

Além de Marjorie, participaram do painel Elbia Gannoum; Lucas Elizalde, diretor da empresa Yara Brasil; Giovani Trindade, diretor do PL Marítimo; e Henrique Ilha, diretor de Meio Ambiente da Portos RS. A mediação ficou por conta de Fernando Estima, gerente de Planejamento da Portos RS.

Os painéis foram acompanhados pelo prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, e pelo presidente da Portos RS, Cristiano Klinger.

1º Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul

A Economia Azul tem como princípio a defesa dos espaços aquáticos e sua correta exploração como forma de promover o desenvolvimento sustentável em suas esferas econômica, social e ambiental.

O 1º Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS integra a estratégia de discussão e valorização desse seguimento. O evento é organizado pela Portos RS e pelo APL Marítimo RS.

Os objetivos são discutir conceitos de desenvolvimento; refletir sobre a utilização sustentável das vias navegáveis; apontar alternativas para o uso adequado do mar e de seus recursos; e apresentar oportunidades de novos negócios.

O evento vai até quarta-feira (5/4), na Câmara do Comércio de Rio Grande. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Texto: Vanessa Trindade