Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

RS estará presente na semana do clima de Nova Iorque

Publicação:

CARD Meio ambiente
-

O Rio Grande do Sul marcará presença na Climate Week NYC 2022, semana do clima que acontecerá de 19 a 25 de setembro, em Nova Iorque (Estados Unidos), reunindo autoridades mundiais para discutir o combate às mudanças climáticas. O Estado será representado pela secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, que foi convidada pela organização para ser uma das painelistas. A secretária participará do evento acompanhada pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes.

“Será um momento de aprender, mas também de consolidar as boas práticas que já são executadas no Rio Grande do Sul há muitos anos e que, por natureza, são atividades agrícolas de baixo carbono. Esse evento será importante para conhecermos outras realidades e para mostrarmos ao mundo os projetos que estamos desenvolvendo. Temos buscado modelos sustentáveis na agropecuária e estamos trabalhando, agora, em sistemas de mensuração desses modelos do ponto de vista ambiental”, afirma Marjorie.

Marjorie falará sobre as transições na cadeia produtiva de alimentos para reduzir os efeitos do aquecimento global, com enfoque na agricultura de baixo carbono. A palestra está marcada para 21 de setembro.

Segundo a organização, o convite feito à secretária e estendido ao secretário Domingos se deve à importância do Rio Grande do Sul e das ações que reconhecidamente contribuem para os objetivos climáticos em âmbito internacional.

Mediado por Zitouni Ould-Dada, diretor adjunto do escritório de Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o debate contará, ainda, com a participação de outros nomes, como o diretor de Sustentabilidade da PepsiCo, Jim Andrew; o diretor de Inovação da Indigo Ag, Chris Harbourt; o diretor de Investimentos da Builders Vision, Sanjeev Krishnan; e a diretora executiva da Iniciativa FAIRR, Maria Lettini. Ao final das exposições, os oradores responderão a perguntas do público.

Este será o 14º ano da semana do clima, um dos principais fóruns de discussão sobre mudanças climáticas do mundo, conectando representantes de governos, empresas e da sociedade civil de diferentes países. A programação abrange uma série de palestras e mesas redondas para tratar sobre questões relacionadas ao clima, ao meio ambiente, à segurança alimentar, à geopolítica e à economia.

O evento é organizado pelo Climate Group, ONG britânica com atuação em todos os continentes. O objetivo é abordar soluções que possam minimizar os impactos de atividades produtivas no clima, estimulando o compartilhamento de perspectivas globais sobre o assunto e a adoção de políticas e ações em resposta aos desafios climáticos.

A cerimônia de abertura e a assembleia geral da Coalizão Under2, em que o Estado é membro, serão realizadas na segunda-feira (19/9). Nos dias 20 e 21, será a vez do The Hub Live, que inclui a participação da secretária e outras sessões interativas. A programação seguirá até domingo (25/9), com outras agendas.

• Clique aqui para conferir o cronograma da Climate Week NYC 2022

Texto: Ascom Sema

Edição: Secom

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura