Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Programa de voluntariado da Sema abre inscrição para Parque do Tainhas nos meses de férias

Publicação:

Principal requisito é que os candidatos gostem de trabalhar no campo.
Principal requisito é que os candidatos gostem de trabalhar no campo. - Foto: Arquivo/Ketulyn Füster

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) recebe, até o dia 4 de dezembro, inscrições para pessoas que têm interesse em atuar como voluntárias no Parque Estadual do Tainhas, em São Francisco de Paula. No total, são 48 vagas abertas para o período de férias escolares.

O principal requisito é que os candidatos gostem de trabalhar no campo, já que as atividades serão realizadas em locais abertos, em ambiente rural. Os voluntários deverão quantificar o número de pessoas e veículos que ingressam no parque, levantar dados sobre o perfil dos visitantes, além de orientar e repassar informações sobre o parque. A Sema oferecerá treinamento, portanto, não é preciso ter experiência.

Os voluntários ficarão hospedados em alojamento com quartos coletivos, respeitando o limite de 50% da capacidade devido a medidas de prevenção à Covid-19. A sede possui cozinha e será oferecida alimentação básica, equivalente a uma refeição diária. Caberá ao voluntário levar máscaras de proteção individual e álcool em gel.

A seleção será por meio de análise de currículo e avaliação de justificativa. A publicação com o nome dos selecionados ocorrerá no dia 14 de dezembro. Para acessar o edital nº 1/2020 e saber como se inscrever, clique aqui.

O Parque Estadual do Tainhas é uma das Unidades de Conservação administradas pela Sema. A unidade foi criada com o objetivo de proteger os campos e as matas da região. Anualmente recebe um grande número de visitantes em suas principais atrações: o Passo do S e o Passo da Ilha.

Texto: Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura