Polícia Civil empossa delegada da DEMA
Publicação:
A Polícia Civil empossou, nesta segunda-feira (29/11), a delegada titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DEMA), Elisangela Melo Reghelin. A delegada, natural de Santo Ângelo, é formada, em Direito pela PUC, em 1998, Mestre em Ciências Criminais pela PUC e é Doutoranda em Direito Penal e Criminologia pela Universidad Pablo de Olavide, de Sevilla, Espanha. Delegada de Polícia há 11 anos, foi delegada nos municípios de São Marcos e Caxias do Sul, atuou no Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC) e na Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), onde foi Diretora de Ensino. É autora de dois livros e foi pesquisadora-bolsista da Universidade da Califórnia.
A delegada Elisangela, em seu discurso, abordou a necessidade de que os olhos da máquina pública se abram ainda mais para a questão ambiental. A batalha pelo ambiente é uma batalha silenciosa que, segundo ela, infelizmente não estamos conseguindo vencer. O SubChefe de Polícia, delegado Joel Souza de Oliveira, disse que conhece a delegada e, principalmente, a sua competência. Desejou muito sucesso para a delegada e sua equipe, em prol da sociedade. O diretor do Deic, delegado Ranolfo, falou em seu discurso que este é um momento histórico, o momento em que se materializa os quatro anos de luta para que a DEMA fosse instalada. Esta realidade, segundo o delegado, só foi possível com a renovação do quadro e a vinda dos novos delegados e agentes, através de concurso público. Afirmou, também, que a renovação deve ser constante e que com ela também foi possível inaugurar a 2ª Delegacia de Polícia de Investigação de Homicídios e Desaparecidos (DHD) e a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos.
Durante a cerimônia, a delegada Elisângela homenageou os parceiros Júlio de Almeida, Cristina de Farias, Pedro Bittencourt, Raul Pinheiro, Cristina Barbieri, Eduardo Morisso, Beto Moesch, Valtemir Golmeyer, Ioberto Brolmeyer, Maurício Fernandes da Silva, Christiano Ribeiro pelo apoio na luta para que a Delegacia, prevista pelo Decreto 44.453 de Maio de 2006, pudesse se concretizar. A solenidade contou com a presença do SubChefe de Polícia, delegado Joel Souza de Oliveira, do Chefe de Gabinete da Chefia de Polícia, delegado Gilberto Borsato da Rocha, do Diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), delegado Ranolfo Vieira Júnior. Além desses, estiveram presentes representando a Procuradora-Geral do Estado, Simone Mariano da Rocha, o Promotor Júlio Alfredo de Almeida que é coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, o Desembargador Edgar Antônio Lipman Júnior, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, as Promotoras Ana Maria Marchesan e Anelise Steigleder, da Promotoria do Meio Ambiente de Porto Alegre, o Promotor Daniel Martini, da Promotoria de Justiça Regional de Defesa do Meio Ambiente, o Vereador Beto Moesch, Niro Alfonso Pieper, Secretário Adjunto de Estado do Meio Ambiente, Lauro Oliveira, Secretário Municipal do Meio Ambiente de Glorinha, Cristina Bottizzo de Farias, Supervisora Técnica do Instituto Geral de Perícias (IGP), representando o Diretor do IGP Áureo Martins, Pedro Augusto Bittencourt, Chefe do Núcleo de Perícias Ambientais, do IGP, Raul Pinheiro, Eduardo Dalpont e Cristina Barbieri, peritos criminais do Núcleo de Perícias Ambientais do IGP, Delegado Ildo Gasparetto, Superintendente Regional da Polícia Federal, Delegado José Antônio Dornelles, executivo regional do meio-ambiente, Delegado Luciano Leddur, do meio-ambiente, Marcino Fernandes Rodrigues Júnior, Presidente da Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração do MERCOSU, Maurício Fernandes da Silva, Christiano Dornelles Ribeiro e Vilmar Isolan de Melo, do Instituto Ambiental de Porto Alegre (IPOA Ambiental).
Fonte: Imprensa - DCS/PC