Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Plano Javali - RS

A fim de enfrentar a invasão do Javali no país através do aprimoramento de gestão e controle da espécie, o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento promoveram a elaboração do Plano Nacional de Controle e Monitoramento do Javali (Sus scrofa) – Plano Javali. De forma consonante, o Plano Estadual de Controle e Monitoramento do Javali (Sus scrofa) no Estado do Rio Grande do Sul – Plano Javali-RS, proposto pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, tem como objetivo conter a expansão territorial e demográfica do javali no Rio Grande do Sul, reduzindo seu impacto ambiental e danos sociais e econômicos.

A construção do Plano Javali-RS pelo Estado do Rio Grande do Sul iniciou em 2017, com a participação de aproximadamente 25 instituições das diversas áreas de atuação (Universidades, órgão públicos, instituições privadas e da sociedade civil). Reunidas, estas instituições contemplaram os três principais pilares do Plano Javali- RS, aspectos ambientais, sociais e econômicos inerentes ao tema.

Para implementar o Plano Javali RS foi previsto cronograma de cinco anos, com distribuição temporal das ações propostas.

Na expectativa do comprometimento dos representantes institucionais envolvidos no Plano Javali – RS, espera-se que ao longo do processo de implementação do Plano a sinergia entre as instituições colaboradoras continue gerando oportunidades para alcance das propostas acordadas.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura