Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Pe. Rambo vira nome de reserva

Publicação:

Um novo espaço para lazer e preservação na Região Metropolitana de Porto Alegre foi inaugurado oficialmente hoje, 16 de outubro: a Reserva Florestal do Parque Zoológico Pe. Balduino Rambo. Na cerminônia, o Governador Olívio Dutra assinou o decreto que denomina a reserva com o nome do importante naturalista que mapeou a fisionomia do Rio Grande do Sul em meados do século passado. . Pe Rambo foi um importante pesquisador da região, que desempenhou um papel significativo na busca da preservação dessa área.

O governador ressaltou o orgulho de se resgatar "esta figura importante na história da preservação ambiental do nosso Estado". Também falou da necessidade de se implementar um desenvolvimento sustentável, com uma relação holística com a natureza, onde as áreas verdes são vitais para a qualidade de vida. O secretário Estadual do Meio Ambiente Claudio Langone salientou as realizações da Fundação Zoobotânica e lembrou que a instituição passou por grandes dificuldades, como a possibilidade de privatização e o desligamento de diversos funcionários que ingressaram no Programa de Demissão Voluntária. Langone defendeu as áreas verdes como um "espaço de cidadania", devendo ser um ponto de encontro das pessoas.

Com 620 hectares de extensão, a reserva localiza-se entre São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Através de um investimento de R$ 2 milhões do programa do Pró-Guaíba, a reserva recebeu atenção especial nos últimos anos, buscando adequá-la para cumprir suas finalidades de conservação, pesquisa, lazer e educação ambiental.

A reserva abriga cerca de 200 mil pés de eucaliptos, encravados na área de maior aglomeração urbana do Estado. A intenção da direção do Parque Zoológico é diversificar essa flora, que não é original, fazendo o replantio de árvores nativas da região. Também está prevista a reintrodução de animais nativos como o bugio, o ouriço-cacheiro e a capivara, entre outras espécies que ocorriam na região.

Entre os benefícios da reserva estão a proteção de parte da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, a formação de um banco genético da flora nativa regional, a atuação como abrigo para a fauna, a realização de pesquisas para a conservação da biodiversidade e a promoção de atividades de educação ambiental.

VISITAÇÃO - Uma parte do espaço, com cerca de 5 hectares, está sendo aberta à visitação. Por enquanto, a visitação pública será no último domingo de cada mês. O espaço oferece churrasqueiras, lava-pratos, ponto comercial, sanitários e posto de informações. Até o final do ano, devem ser construídas quadras esportivas e praças infantis. O Parque também pretende oferecer atividades de educação ambiental, com a utilização de trilhas que serão construídas.

O pórtico de entrada fica na avenida Rubem Berta, em Sapucaia do Sul. Os convites, num número máximo de 230, devem ser retirados na bilheteria do zoológico sempre a partir da terça-feira anterior ao domingo de visitação, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (51)474-1499.
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura