Parque de Itapuã divulga informações sobre funcionamento no veraneio
Publicação:
O Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, funcionará, durante o veraneio de quinta a domingo, das 9h às 20h. O Parque não estará aberto no dia 1º de janeiro de 2018. Para entrar no Parque, é necessário adquirir ingresso. Os bilhetes estão à venda na entrada do parque e, atualmente, custam R$ 16 por visitante. O pagamento deve ser feito em dinheiro. Crianças de até nove anos estão isentas.
A visitação está aberta somente na Praia das Pombas, que possui capacidade para até 350 pessoas, definidas por ordem de entrada. O Parque oferece infra-estrutura com banheiros, vestiários, estacionamento e vigilância. Para alimentação, é necessário que o visitante leve seu próprio lanche.
A direção informa que é permitido o uso das churrasqueiras instaladas no parque. "Os visitantes devem levar o seu carvão, pois não é permitido o uso de qualquer tipo de material existente no Parque (lenha, gravetos etc.)", informa a gestora do Parque, Luisa Lokschin. O local também conta com serviço de condutores de trilha.
Para mais informações, entrar em contato pelos fones (51) 3494-8083 e (51) 3494-8082 ou pelo email cv-itapua@sema.rs.gov.br.
Saiba mais sobre o Parque Estadual de Itapuã
O Parque Estadual de Itapuã, localizado no município de Viamão, a 57 Km de Porto Alegre, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e abriga uma das últimas amostras dos ambientes originais da Região Metropolitana da capital gaúcha. O Parque foi reaberto em abril de 2002, após ter ficado fechado por mais de dez anos para a recuperação de seus ecossistemas e sua estruturação administrativa.
O Parque Estadual de Itapuã destina-se à proteção das belezas e recursos naturais, em especial a flora e a fauna, e à proteção dos sítios de valor histórico e arqueológico existentes na região onde ocorre o encontro das águas do Lago Guaíba e da Laguna dos Patos, num conjunto de ambientes de morros, praias, dunas, lagoas e banhados em plena região metropolitana de Porto Alegre. Dentre as espécies da fauna preservada pelo Parque salienta-se o bugio-ruivo (Aloutatta guariba), ameaçado de extinção, a lontra (Lontra longicaudis), o gato-maracajá (Leopardus wiedii), bem como aves migratórias como o maçarico-acanelado (Tryngites subruficollis) e o suiriri (Tyrannus melancholicus).
O Farol de Itapuã, concluído em 1860, marca o encontro das águas do Lago Guaíba com a Laguna dos Patos. Existem elementos históricos que evidenciam fatos da Revolução Farroupilha (1835-1845) no Morro da Fortaleza, na Ilha do Junco e na Ferraria dos Farrapos. No Centro de Visitantes, há uma exposição fotográfica permanente com diversas imagens da unidade de conservação, e para grupos agendados é ministrada uma palestra com as informações e a história do Parque.