Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

O que são espécies exóticas invasoras

Danos que as mesmas causam no ambiente, saúde e economia.

O que é/ O que são EEI
O que é/ O que são EEI

Espécies exóticas são organismos que ocorrem fora de sua área de distribuição natural. Muitas vezes elas são introduzidas a um novo ambiente através da ação humana, de forma intencional ou não.

Quando estabelecidas em um novo ambiente, ou seja, quando se reproduzem e expandem sua área de distribuição, as espécies exóticas podem ser motivo de problemas ambientais, econômicos e até mesmo riscos à saúde. Sem predadores naturais as populações dessas espécies tendem a se proliferar competindo por recursos, direta ou indiretamente, com as espécies nativas.

Esse processo é chamado de invasão biológica, um dos principais responsáveis pela perda de biodiversidade mundial, e é considerado um dos maiores desafios ambientais que o mundo enfrenta atualmente.

Uma das primeiras ações do Estado sobre este tema foi reconhecer as espécies exóticas invasoras do Rio Grande do Sul (Portaria Sema nº 79/2013), resultado de estudo realizado pelo Projeto RS Biodiversidade. Acesse a lista para conhecer as espécies invasoras presentes no Rio Grande do Sul, e nos ajude a conservar a biodiversidade do Estado evitando a disseminação de espécies invasoras!

Portaria SEMA n 79 2013 reconhece a lista Especies Exoticas Invasoras RS e demais classificacoes normas de controle (. 85,36 KBytes)

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura