Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

No Dia Internacional da Biodiversidade, Sema reforça a importância da preservação dos ecossistemas

Publicação:

A biodiversidade ou diversidade biológica são as várias formas de vida que existem no planeta.
A biodiversidade ou diversidade biológica são as várias formas de vida que existem no planeta.

Biodiversidade. Muitos podem não perceber, mas ela está por todos os lados, em todo o planeta Terra. A biodiversidade ou diversidade biológica são as várias formas de vida que existem - plantas, animais e microrganismos – e que geram os recursos naturais necessários para a sobrevivência dos seres humanos.

A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), estabelecida em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, foi estruturada sobre três pilares: a conservação da diversidade biológica, o uso sustentável da biodiversidade e a repartição justa e igualitária dos benefícios provenientes da utilização dos recursos genéticos.

Nesta sexta-feira (22/05), quando é comemorado o Dia Internacional da Biodiversidade, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) reforça o seu compromisso com a preservação dos ecossistemas, a partir de projetos desenvolvidos pelo Departamento de Biodiversidade (Dbio), tendo como metas o que foi estabelecido pela CDB.

Segundo o diretor do Dbio, Diego Pereira, “a excelência nos resultados obtidos advém do engajamento e comprometimento de equipes coordenadoras e executoras, que contam com profissionais especializados, analistas ambientais, pesquisadores, guardas-parque e apoio interinstitucional de diversas entidades parceiras ligadas à temática”.

O secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, acredita no equilíbrio e reforça o compromisso do poder público na promoção da preservação e conservação da diversidade biológica e de suas funções sociais. Por meio de dados obtidos pelo programa RS Biomonitora, é possível mensurar a situação da biodiversidade no Estado e, a partir daí, desenvolver políticas públicas.

“O Rio Grande do Sul valoriza a sua biodiversidade. As nossas Unidades Estaduais de Conservação são redutos de espécies de fauna e flora que só existem no Estado, auxiliando na manutenção do equilíbrio ambiental. Por isso, a valorização dessas áreas é um dos projetos desenvolvidos pela Sema”, afirma Artur.

Entre as outras diversas ações em andamento está o programa Invasoras RS, que tem como missão prevenir e monitorar o ingresso de espécies exóticas invasoras, uma das principais causas de perda da biodiversidade no mundo. Incentivar boas práticas ambientais, o uso sustentável dos recursos e a recuperação da vegetação nativa, também são projetos já colocados em prática.

“É importante ressaltar que, além da data de hoje, o empenho e dedicação são constantes em busca da preservação da biodiversidade do Estado, e é necessária a participação de todos para que resultados positivos sejam possíveis”, finaliza Diego.

Para conhecer mais sobre as iniciativas e projetos em andamento no Departamento de Biodiversidade da Sema, clique aqui

Texto: Laura Maria, com supervisão de Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura