Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Monitor da Estiagem entra no ar com informações em tempo real para acompanhamento da sociedade

Plataforma concentra diversos dados sobre o cenário da seca e ações do governo, possibilitando gestão orientada por evidências

Publicação:

2023 03 06 monitor da estiagem capa
Site reúne informações em tempo real, com mapas, gráficos, análise climática e dados sobre ações do governo - Foto: Reprodução

O governo do Estado disponibiliza, a partir deste domingo (5/3), a página do Monitor da Estiagem para acesso de toda a sociedade. O site – proclima2050.rs.gov.br/monitorestiagem , que teve uma primeira versão ainda teste apresentada pelo governador Eduardo Leite para a imprensa no mês de fevereiro, recebeu melhorias e novo layout.

O monitor dispõe de informações sobre a situação da estiagem no Rio Grande do Sul em tempo real, análise climática e lista investimentos e ações realizadas pelo governo, possibilitando a gestão orientada por dados e evidências. “Este é um dos produtos que serão entregues à sociedade gaúcha dentro do programa Supera Estiagem. São iniciativas que caracterizam a nova forma do governo tratar o problema da falta de chuvas, com um olhar permanente, a fim de minimizar os efeitos pontuais. O monitor reúne informações das variações de disponibilidade hídrica e seus prejuízos, as ações governamentais, possibilitando a revisão de iniciativas e proposições mais assertivas”, reforçou a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

O desenvolvimento do monitor foi coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), com colaboração da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. As melhorias foram implementadas pela Codex, especialista em soluções de gestão e análise de informação.

"A divulgação de informações claras e tempestivas acerca da atuação do Estado é o accountability para com a sociedade na medida em que o monitor apresenta o tema de forma multifatorial, em tempo real, sobre as condições climáticas e as ações do Estado, propiciando aos gestores públicos a sinergia em ações de prevenção, preparação e resposta nas decisões imediatas e ao planejamento de médio e longo prazo", aponta o secretário da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira.

A plataforma teve como base três pilares: informações espaciais, com a geoespacialização de todos os municípios que estão em situação de emergência; padronização e análise de dados; e disponibilização das informações de forma intuitiva e objetiva. O monitor também disponibiliza links para ferramentas externas, como a Sala de Situação e o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS).

O titular da Seapi, Giovani Feltes, ressaltou que essa é uma ferramenta que dá transparência aos dados e, ao mesmo tempo, traz informações úteis para a sociedade. “Os dados gerados por meio do Simagro-RS, também disponíveis no monitor, dão suporte ao produtor rural para o planejamento de suas atividades dentro das propriedades”, enfatiza Feltes.

 

Totens na Expodireto

2023 03 06 monitor da estiagem totem
Totens com QR Code para acesso ao site foram instalados no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque - Foto: Divulgação/Sema

Dez totens foram instalados pelo governo do Estado no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, tornando o Monitor de Estiagem público e de fácil acesso aos visitantes. Quem passar pelo evento entre os dias 6 e 10 de março poderá acessar a ferramenta via QR Code.

O governador Eduardo Leite e uma comitiva de secretários de Estado participarão do tradicional evento do setor e que, este ano, tem foco em novas tecnologias para o campo e em geração de negócios.

 

Texto: Jéferson Cardoso/Ascom Sema

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura