Meteorologia e estiagem são temas da 2ª edição de capacitação continuada da Sema

O DRHS Comunica, teve como tema central “Meteorologia, monitoramento e estiagem"

A 2ª edição do ano do DRHS Comunica, realizada na manhã desta terça-feira (30/06), teve como tema central “Meteorologia, monitoramento e estiagem”. O evento, que ocorreu de forma on-line, foi realizado pelo Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

Durante a apresentação, ministrada pelo chefe da Divisão de Meteorologia, Mudanças Climáticas e Eventos Críticos, Diego Carrillo, foi apresentado o novo portal da Sala de Situação da Secretaria. Diego também falou sobre o funcionamento dos boletins meteorológicos e dos sistemas de monitoramento utilizados atualmente.

A situação de estiagem no Estado foi outro tema abordado, com demonstração do histórico recente e as ações implementadas para o enfrentamento, além da expectativa para os meses de inverno. Por fim, Diego falou sobre os desafios para a área de meteorologia e para a adesão de políticas e sistemas para a gestão de riscos e de desastres.

O projeto DRHS Comunica teve início no ano passado com o objetivo de trocar experiência e conhecimento, tendo sido ampliado em 2020 como uma capacitação continuada sobre gestão de recursos hídricos e saneamento. A 1ª edição deste ano foi realizada no dia 16 de junho e tratou sobre saneamento básico, abordando questões do Plano Estadual de Saneamento do Rio Grande do Sul (Planesan-RS), que está em fase de elaboração.

As edições seguem uma programação quinzenal. A próxima está marcada para o dia 14 de julho, trazendo como tema a outorga de água superficial e o Sistema de Outorga de Água (Siout RS).

Texto: Laura Maria, com supervisão de Vanessa Trindade