Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Mais de 500 pessoas prestigiam abertura da Conferência do Meio Ambiente

Publicação:

1082612438.jpg
Secretário Otaviano Moraes abriu os trabalhos da Etapa Estadual da III Conferencia Nacional do Meio Ambiente
O Secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes abriu neste sábado (08) a etapa estadual da III Conferência Nacional do Meio Ambiente, enfatizando para cerca de 500 pessoas, presentes ao Centro de Eventos da Cultura Gaúcha Almir Azeredo Ramos, no Parque Maurício Sirostky Sobrinho ( Harmonia), "que o meio ambiente, em sua definição mista de ser um direito e um dever, diferentemente de demais direitos constitucionais, não é exclusivo do Estado, não pertence ao poder público, ao poder econômico, à sociedade, nem ao homem na sua individualidade, mas é um bem de uso comum, essencial à qualidade de vida, que a todos pertence e todos têm o dever de protegê-lo e conservá-lo".

Dentro desta visão baseada na conscientização e no sentimento de solidariedade pelas questões ambientais, Otaviano Moraes pontuou a relevância dos trabalhos da etapa estadual da Conferência, que irão levar à plenária da etapa nacional em maio, propostas para minimizar a emissão de gases de efeito estufa e seus impactos ao meio ambiente diante das mudanças climáticas.

O Secretário do Meio Ambiente disse, ainda, que a etapa estadual da conferência deve se ater aos eixos das políticas sócio-econômicas -ambientais e na educação ambiental como transformador do comportamento individual, que estabelece a rede de solidariedade ambiental.

RS Inova

O Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, representando o Ministério do Meio Ambiente, Luciano Zica, lembrou que o Rio Grande do Sul mais uma foi pioneiro ao criar Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, através de consórcios, que receberá recursos do Plano de Resíduos Sólidos e de Recursos Hídricos. Segundo ele, "o Ministério do Meio Ambiente não responderá com investimentos se cada um de nós não nos conscientizarmos de nossas ações".

Já o Superintendente do Ibama/RS, Fernando Marques disse que o resultado da conferência ajudará o Brasil a elaborar o Plano Nacional de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, com o objetivo de garantir a manutenção dos recursos naturuais.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, disse que o município de Porto Alegre foi o primeiro do país a criar as Leis Ambientais municipais e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Enfatizou o pioneirismo do Rio Grande do Sul na política ambiental.

A Etapa Estadual da Conferência Nacional do Meio Ambiente se encerra domingo (09), , por volta das 18 horas, com a apresentação dos resultados e a escolha dos delegados à etapa nacional.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura o deputado Daniel Bordignon, que representou a Assembléia Legislativa e o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA), que representou o Ministério Público/RS.


Eliane do Canto (DRT/SP 10988/SP)
Assecom SEMA/FEPAM
(51) 3288 8115 / 9725 2806
www.sema.rs.gov.br / www.fepam.rs.gov.br
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura