Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Lançado Projeto Água Limpa em Horizontina

Publicação:

O Projeto Água Limpa, que tem o objetivo de recuperar as microbacias hidrográficas dos Lajeados Pratos e Guilherme, nos municípios de Horizontina e Tucunduva, teve seu lançamento nesta segunda-feira (8), em Horizontina, com o plantio de árvores nativas. O governo do Estado, que é parceiro da iniciativa, idealizada pela família Bündchen, doou, por intermédio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), 130 mil mudas de árvores para a recomposição da mata ciliar. A Sema identificou nestas microbacias situações de grave degradação de mata de várzea. Neste primeiro momento, serão plantadas 35 mil mudas. O termo de compromisso para o acordo foi assinado no dia 5 de dezembro passado, na Fundação Zoobotânica, pela governadora Yeda Crusius e os prefeitos dos dois municípios, na presença da modelo internacional Gisele Bündchen, que é natural de Horizontina.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, que esteve em Horizontina durante a Semana Estadual do Meio Ambiente, conheceu e valorizou a experiência, que vem ao encontro da proposta da Sema para a Semana, que tratou da proteção aos recursos hídricos. Para ele, trata-se de um trabalho extremamente técnico, sério e muito precioso, já que vai enfrentar o problema e recompor a mata ciliar, recuperar o solo, além de estar com o foco voltado também para o tratamento de esgoto e para a correta destinação dos resíduos sólidos. Além disso, afirma o secretário, o Água Limpa está preocupado em transformar a cultura dos produtores, passando do puro extrativismo para a produção compatibilizada à conservação e proteção dos recursos naturais.

O Projeto Água Limpa, que abrangerá uma extensão total de 7,28 mil hectares, é uma parceria entre a sociedade civil e entidades públicas e privadas que promoverá a preservação das nascentes e implementará ações de gestão ambiental sustentável com inclusão social. De acordo com o conselheiro da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social da Região do Planalto Médio (ADES), Valdir Reinoldo Bündchen, está se construindo uma grande parceria para realização de ações que vão desde o trabalho formal junto às instituições de ensino pública e privada, ao acompanhamento e orientação das atividades junto às comunidades ribeirinhas das áreas de abrangência do projeto.

Para sua realização, o programa trabalhará com o foco na reposição da mata ciliar, na conservação do solo, na diminuição do assoreamento, no combate à poluição hídrica e no incentivo à cultura da produção com conservação e proteção ambiental.



Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura