Governo do Estado reforça diálogo com municípios do Vale do Taquari
Sema, Serg e Sedur participaram de reunião promovida pelo MP sobre projetos e ações para recuperar a região
Publicação:

As Secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), da Reconstrução Gaúcha (Serg) e do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) participaram, na manhã desta segunda-feira (14/7), de uma reunião presencial com prefeitos, secretários e representantes do Ministério Público. O encontro foi promovido pela Promotoria Regional Ambiental de Lajeado, sob a coordenação do promotor Sérgio Diefenbach, com o objetivo de apresentar o andamento dos projetos do Governo do Estado voltados à reconstrução do Vale do Taquari.
As ações fazem parte do Plano Rio Grande — programa estadual de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática — que propõe soluções para mitigar os impactos causados por eventos extremos, como as enchentes de 2024.
“A resiliência do plano se dá pela participação de várias secretarias, atuando em sua área específica e com acesso compartilhado aos dados, o que otimiza os recursos. Nosso objetivo, como ente público, é dar transparência às ações em andamento, sempre com base em estudos técnicos”, destacou a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann.
Além de Marjorie, estiveram presentes o secretário da Sedur, Marcelo Caumo, o secretário da Serg, Pedro Capeluppi, e lideranças municipais da região. Durante o encontro, os secretários detalharam às autoridades locais as medidas estruturais e não estruturais previstas para a recuperação e prevenção de desastres na região.
"Essa articulação com o Ministério Público do RS é fundamental para colocar todo mundo na mesma página. Evita retrabalho, gastos públicos desnecessários e colabora para construir de forma conjunta os projetos de reconstrução", afirmou Capeluppi.
A reunião integra os esforços conjuntos do Governo do Estado, dos municípios e do Ministério Público para acelerar a execução de ações estratégicas que promovam a reconstrução e o fortalecimento da resiliência do Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas por desastres climáticos nos últimos anos.
“Estamos diante de um momento importante para encaminhar o tratamento das zonas de arrasto do Rio Taquari nas diferentes localidades. O projeto depende da articulação que envolve as diversas secretarias do governo do Estado, prefeitos e lideranças locais, além do Ministério Público, em diálogo constante com a população atingida. A secretaria do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano está à disposição com horas máquina e equipamentos para que os projetos avancem”, reforçou Caumo.
Texto: Tamires Tuliszewski – Ascom Sema