Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Governo divulga projetos classificados na segunda fase do programa Energia Forte no Campo

Publicação:

Programa Energia Forte no Campo
O investimento total previsto para esta segunda fase é de R$ 5,98 milhões - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural (Fecoergs), divulgaram os projetos classificados na segunda fase do programa Energia Forte no Campo. O Comunicado nº 2/2021 foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (21) e pode ser conferido clicando aqui.

Conforme o documento, o Comitê Gestor do Programa, instituído pela Portaria Sema nº 172, de 23 de outubro de 2020, registrou o recebimento de 43 projetos, de três cooperativas, contemplando 21 municípios.  O investimento total previsto para esta segunda fase é de R$ 5,98 milhões, com ampliação de mais de 72 km de extensão de rede elétrica.

Os próximos passos para a liberação dos recursos são a aprovação dos Planos de Trabalho de cada Cooperativa de Eletrificação Rural, a celebração dos instrumentos jurídicos previstos e a publicação das súmulas no Diário Oficial do Estado com os prazos e condições previstas.

O programa Energia Forte no Campo, lançado em agosto de 2019, prevê a qualificação das redes de distribuição de energia elétrica no meio rural, incluindo investimentos em obras de complementação de fases e melhorias como substituição de postes de madeira por postes de concreto, reformas da rede elétrica, instalação de transformadores, modernização dos sistemas de segurança da rede e adequação dos níveis de tensão.

O público-alvo são os produtores organizados em cooperativas ou associações.

Texto: Ascom Sema

Edição: Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura