Governo distribui às prefeituras versão impressa de guia de boas práticas ambientais

O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (6), em Tramandaí, a versão impressa do Guia de Boas Práticas Ambientais para os Municípios do Rio Grande do Sul. O ato ocorreu durante a Assembleia Geral de Verão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que contou com a presença do governador Tarso Genro.

“Trata-se de uma importante documentação com indicadores concretos que orientam a atuação das cidades na gestão integrada das questões sobre o ar, clima e energia, definindo o grau de ação e de responsabilidade dos diferentes atores e responsáveis políticos (União, Estados e municípios)”, disse o secretário do Meio Ambiente, Neio Lúcio Fraga Pereira, ao entregar um exemplar ao presidente da Famurs e prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres.

Durante o evento, mais de 200 prefeitos receberam o guia, que voltará a ter outra distribuição coletiva aos gestores municipais gaúchos em 27 de fevereiro, na oficina do processo de elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) a ser realizada no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A versão virtual do documento também está disponível AQUI aos gestores municipais.

A publicação integra o Plano Clima, Ar e Energia (Pace), fruto de convênio de cooperação entre a Agência Francesa do Meio Ambiente e da Gestão da Energia da França (Ademe) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com a parceria da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O guia é ilustrado por um dos principais artistas do país nesse segmento, o gaúcho Edgar Vasques.

Orientações à gestão pública

O Pace configura-se em amplo conjunto de orientações com o objetivo de sensibilizar os gestores políticos e o público em geral sobre as mudanças climáticas e a integração desse assunto com a gestão da energia e da qualidade do ar. O trabalho foi realizado pelos técnicos dos órgãos ambientais do Governo do Estado e das entidades apoiadoras, sob a coordenação das empresas EnvirOconsult (FR) e a EngeBio (BR).

Apoiaram o Pace: Famurs, Fundação Gaia, Instituto Saberes e Cuidados Ambientais (Isca), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RS), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (Abes-RS), Embarq Brasil e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS).