Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Fórum em Santa Cruz do Sul discute os rumos do desenvolvimento econômico sustentável no RS

Publicação:

Fórum em Santa Cruz discutiu o desenvolvimento econômico sustentável no RS/foto: Lauri Pretzel
Fórum em Santa Cruz discutiu o desenvolvimento econômico sustentável no RS/foto: Lauri Pretzel

Mais de 150 pessoas, entre empresários, políticos e autoridades participaram do Fórum Itinerante Rumos do Rio Grande para o Desenvolvimento Econômico Sustentável, realizado na última sexta-feira (09/08), em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. O evento integrou a programação do Tá na Hora Especial, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul.

A iniciativa, do Fórum Nacional Permanente das Parcerias Público-Privadas, buscou propor uma agenda positiva para apresentar as ações do atual governo gaúcho para ampliar os investimentos a partir do modelo de parceria entre o Estado e a iniciativa privada. “A oportunidade de conhecer o que o governo gaúcho está fazendo nestes sete meses de atuação para o desenvolvimento do Estado é a principal proposta do Fórum”, ressaltou Marcino Fernandes Rodrigues Junior, presidente do Fórum Nacional de PPPs.

Os painéis tiveram como temas Desenvolvimento Econômico e Turismo, Inovação e Tecnologia, Gestão e Governo 4.0, Infraestrutura e Sustentabilidade, Programa RS Parcerias e Segurança Jurídica.

Além do Procurador Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, cinco secretários de Estado participaram como painelistas: Ruy Irigaray, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luís Lamb, da secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Claudio Gastal, de Governança e Gestão Estratégica, Bruno Vanuzzi, de Parcerias e Artur Lemos Júnior, do Meio Ambiente e Infraestrutura.

“Desenvolver é proteger o meio ambiente. É preciso desacelerar a degradação e desenvolver com proteção ambiental”, explica o secretário Artur Lemos, que também defendeu investimentos e avanços em energias limpas. Atualizar o Código Ambiental do Estado com o objetivo de dar previsão legal ao licenciamento por adesão e compromisso é o principal projeto em andamento. Segundo o secretário, para trabalhar o planejamento é preciso unificar a base de dados do meio ambiente e inovar.

Secretário Artur Lemos foi painelista em fórum sobre o desenvolvimento econômico sustentável no RS/foto: Lauri Pretzel
Secretário Artur Lemos foi painelista em fórum sobre o desenvolvimento econômico sustentável no RS/foto: Lauri Pretzel

O secretário Claudio Gastal, de Governança e Gestão Estratégica, defendeu a desburocratização do RS, além de investimentos em inovação e em tecnologia. “A sociedade com qualidade de vida e capacidade de desenvolver o empreendedorismo, com serviços ágeis. Um Estado sustentável, com governança e gestão”, argumentou Gastal.

Para Bruno Vanuzzi, secretário de Parcerias, este é o melhor momento do Brasil para firmar PPPs, “não é porque o serviço é público que precisar ser estatal. Precisamos capturar a eficiência do setor privado para os serviços públicos”, ressaltou Vanuzzi.

Santa Cruz do Sul foi o primeiro município do Estado a receber o evento. Também receberão o Fórum este ano as cidades de Santa Maria, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santana do Livramento, Uruguaiana e Passo Fundo.

edição: Vanessa Trindade/colaboração: ACI – Santa Cruz do Sul

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura