Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Filhote de bugio-ruivo é encontrado no Estado

Publicação:

1107110410.jpg
1107110410.jpg
Um filhote de bugio-ruivo foi encontrado no entorno da sede administrativa da Reserva Biológica da Serra Geral. O animal foi abandonado em meio à vegetação e apresentava algumas escoriações. O filhote já foi encaminhado para a sede do Ibama, de Tramandaí, pelo gestor Juliano Zanchin e pelo guarda-parque Marcelo Castro, ambos da Unidade de Conservação Reserva Biológica da Serra Geral, localizada nos municípios de Maquiné, Terra de Areia e Itati. O animal será transportado ao núcleo de fauna do mesmo órgão ambiental, em Porto Alegre, onde serão tomadas as devidas providências.

De acordo com o gestor de parque, no Rio Grande do Sul ocorrem duas espécies de bugios: o bugio-ruivo, que ocorre nas matas de encosta de morro e restingas da Mata Atlântica e nas matas com Araucária e o bugio-preto, encontrado nas matas ciliares da região oeste do Estado. Segundo ele, os animais, que vivem em grupos de seis a oito indivíduos, sendo um macho adulto, de duas a três fêmeas e seus filhotes, se alimentam de folhas, frutos e flores e auxiliam na dispersão das sementes pelas matas, favorecendo a diversidade vegetal. A espécie encontra-se ameaçada de extinção devido à caça, destruição das matas e pela proximidade com a população humana (atropelamentos, ataques de cachorros e choques em fios elétricos).

De acordo com o Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul (2003), o bugio-ruivo consta na categoria ameaçada vulnerável.
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura