Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

FEPAM recebe EIA-RIMA para obras do terminal de gás e termelétrica em Rio Grande

Publicação:

Técnicos da FEPAM receberam na tarde desta terça-feira (05) o Estudo de Impacto Ambiental com Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) da Gas Energy New Ventures visando à implantação do Terminal de Gás Natural Liquefeito (Tergás) e da Usina Termelétrica a Gás Natural (UTE Rio Grande). Os empreendimentos terão investimento no valor de R$ 3 bilhões, devendo gerar cinco mil empregos durante as obras e depois 150 postos fixos.

A Usina Termelétrica (UTE) Rio Grande de Energia Elétrica S.A. será a primeira do país construída em terra e habilitará o Rio Grande do Sul como o primeiro Estado a disputar o gás da camada pré-sal. Os certificados ambientais mais o contrato de suprimento de GNL, em negociação, qualificarão os projetos ao leilão de energia nova, A-5, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia, previsto para este ano. Quando entrar em operação em 2014, a empresa deverá produzir 1.200MW de energia, beneficiando a população da Metade Sul do Estado.

Os projetos de engenharia do Tergás foram concluídos pela empresa Kellog Brown e Root (KBR), nos Estados Unidos. O da termelétrica foi elaborado pela Ômega com a General Electric (GE). Como o gás do pré-sal deverá estar disponível entre 2016 e 2017, a Gas Energy pretende começar as operações em janeiro de 2014, com gás importado.

O EIA-RIMA entregue foi elaborado pela consultoria Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente AS e ficará em exposição para consulta pública na Bilbioteca da FEPAM (Rua Carlos Chagas, 55- Centro - Porto Alegre) e na Biblioteca Municipal de Rio Grande.


Assessoria de Imprensa da Fepam
Coordenadora - Jorn Eliane do Canto (MTPS 10.988/SP)
Fones: (51) 3288 9476 / 3212 4089 / 8448 6851
www.fepam.rs.gov.br
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura