Fepam promove lançamento do Plano de Controle de Poluição Veicular

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam/RS) realiza nesta quinta-feira, 18, às 14 horas, no Espaço Convergência, térreo, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, o lançamento do PCPV - Plano de Controle de Poluição Veicular. O evento contará com a participação da presidente da Fepam, Regina Telli, do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto e de representantes de órgãos públicos e privados envolvidos com o assunto.

O PCP/RS constitui-se de um conjunto de ações de gestão com o objetivo de estabelecer os programas e as diretrizes que visam à redução da poluição atmosférica veicular, bem como diminuir os ruídos gerados pela frota de veículos em circulação, conforme as determinações da Resolução do CONAMA n.º 418, que estipula o prazo de publicação até o dia 25 de novembro de 2010.

Importante salientar que o material produzido, resultado do trabalho conjunto entre o grupo técnico da Fepam, da Câmara Técnica de Recursos Atmosféricos e Poluição Veicular - CT - do CONSEMA, das Instituições e dos Programas Nacionais, foi embasado no Inventário de Fontes Móveis do RS e nos dados ambientais disponíveis para caracterização do Estado.

A divisão dos 496 municípios gaúchos em oito macrorregiões, a fim de distribuir a frota composta por cerca de 4,3 milhões de veículos, com crescimento médio de 5% ao ano, permitiu inventariar as emissões de poluentes e propor uma escala de prioridades nas futuras ações.

O documento sugere algumas recomendações, dentre as quais estão a modernização e renovação da frota; campanhas institucionais para ampliação do incentivo ao uso de transportes coletivos; uso de combustíveis alternativos; o programa de implementação do transporte hidroviário; a adoção de uma política de ação referente ao desincentivo ao uso do transporte privado e a criação de ciclovias urbanas. No entanto, os técnicos apontam para a necessidade do Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos, que irá identificar desconformidades em relação às emissões de poluentes, ruídos dos veículos e parâmetros de segurança, conforme as diretrizes da Normativa 6/2010 do IBAMA. A proposta é atender todas as macrorregiões do Estado, dentro de um cronograma pré-estabelecido, através de uma parceria já estabelecida com o Detran/RS.

A responsável pelo grupo que trabalho na elaboração do PCPV, Maria Elisa dos Santos Rosa, afirma que o objetivo da iniciativa é engajar o Estado no desafio internacional do combate às mudanças climáticas. "Com isso, estamos nos empenhando na minimização dos impactos da poluição da frota veicular na qualidade do ar", ressalta.

Assessoria de Imprensa da Fepam
Jornalista Paulo Ricardo Camargo (Reg. Prof. 6499/RS)
Fones: (51) 3288 9476 - 3212 4089 - 8448 6851
www.fepam.rs.gov.br / www.sema.rs.gov.br/ www.fzb.rs.gov.br