Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Fepam participa de comissão que trata de exposição a contaminantes químicos

Publicação:

Nesta quinta-feira, 24, a Fepam participará de reunião no Centro Estadual de Vigilância em Saúde, do grupo de trabalho formado pela secretaria estadual de saúde, órgãos municipais e estaduais de saúde e meio ambiente, bem como representantes da comunidade, na qual será realizado protocolo de Atenção a Saúde da população exposta a contaminantes químicos.

Conforme a representante da Fepam na comissão, Vera Vargas, a atuação da fundação no licenciamento de áreas com potencial ou suspeita de contaminação segue diretriz técnica e envolve estudo sequencial em etapas, onde estão previstas: investigação preliminar (histórico da área), investigação confirmatória (amostragem de solo e água subterrânea), investigação detalhada, avaliação de risco, elaboração do projeto de remediação e monitoramento ambiental após as medidas de intervenção.

Segundo ela, na área de pesquisa, são desenvolvidos estudos especializados para subsidiar e complementar as ações da Fepam, proteger o ambiente e as populações humanas potencialmente expostas aos contaminantes.
Este projeto de pesquisa, coordenado pela Fepam, incluiu a participação de diversos profissionais da área de saúde, pertencentes ao Centro de Vigilância em Saúde da SSMA, ao Instituto de Toxicologia da PUCRS e ao Departamento de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, dentre outras instituições. "Desta forma, é possível realizar uma avaliação da saúde a partir de uma amostra da população que habita o entorno da área. Estão ainda em andamento estudos adicionais de dispersão de contaminantes e de marcadores na saúde, que poderão respaldar melhor as conclusões obtidas até o momento", explicou.

Vera informou, ainda, que, de forma objetiva, está prevista a retirada dos focos de contaminação da área pela empresa responsável, em cumprimento às exigências da Fepam. Durante as operações deverão ser definidos cuidados para impedir a dispersão de contaminantes e para proteger a saúde da população vizinha. Após, deverá ser implementado um programa de remediação, com posterior monitoramento das condições ambientais da área.


Triunfo

Desde 2008 o Programa de Pesquisas da Fepam, com apoio do CNPq, tem se dedicado ao estudo de uma área contaminada por preservantes de madeira, localizada no distrito de Barreto, município gaúcho de Triunfo. Tendo operado de 1960 a 2005, a empresa utilizou no desenvolvimento de suas atividades produtos tóxicos e/ou cancerígenos, como pentaclorofenol, creosoto e CCA. Análises realizadas no local, tanto pela empresa responsável como pela FEPAM, constataram a presença de contaminantes indicativos do uso desses produtos, como arsênio, cobre, cromo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, pentaclorofenol e dioxinas. Partindo da caracterização das fontes no terreno da empresa, foram investigadas rotas potenciais de dispersão de contaminantes até possíveis receptores, na área e em seu entorno (biota e seres humanos). Desta forma, foi definida a área de influência da fonte, foram indicadas possíveis medidas para recuperação da área e foram estabelecidos marcadores específicos para monitoramento da qualidade ambiental e da saúde humana local.
Ascom Fepam


Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura