Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Estado assina Memorando de Entendimento para produção do Hidrogênio Verde

Publicação:

Esse foi o quinto memorando assinado entre o Governo e empresas privadas para o desenvolvimento de projetos de H2V.
Esse foi o quinto memorando assinado entre o Governo e empresas privadas para o desenvolvimento de projetos de H2V.. - Foto: Leandro Souza
Por Felipe Martins - Ascom/Sema

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura(Sema), e as empresas Green EN.IT e Ventos do Atlântico Energia Eólica S.A. assinaram, nesta terça-feira (30/5), no gabinete da Sema, um Memorando de Entendimento (MdE) para estabelecer uma cooperação entre as partes para a produção de Hidrogênio Verde (H2V) no Rio Grande do Sul. Esse foi o quinto MdE assinado entre o Governo e empresas privadas para o desenvolvimento de projetos do setor.

“Essa parceria reforça o nosso compromisso em reduzir as emissões de gases de efeito estufa. No final do ano passado, assinamos o acordo de Paris para a redução das emissões de carbono em 50% até 2030 e neutralizá-las até 2050”, afirmou a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann. “Estamos trabalhando no sentido de fazer uma transição energética para a descarbonização. Nosso Estado tem pensado no consumo interno da produção de H2V e, com o uso das nossas estruturas, temos um diferencial em relação aos outros entes da federação”, complementou.

O RS tem buscado o desenvolvimento de infraestrutura e de pesquisas sobre tecnologias de H2V. Nesse sentido, promove parcerias internacionais com empresas de referência no mercado. Outros memorandos já foram assinados com a Neoenergia, Enerfin, Ocean Winds e White Martins.

“Nesse novo cenário de transição energética, o RS precisa assumir o protagonismo na produção de energias renováveis. Podemos produzir para o nosso consumo interno e também exportar”, disse o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo. “A Sedec está em estreita relação com a Sema e daremos todo o suporte técnico para o êxito dos projetos na área”, reforçou Polo.

Com prazo de vigência de três anos, além do foco na cooperação pela busca do desenvolvimento de projetos na produção do H2V, o acordo pretende viabilizar a identificação de eventuais entraves regulatórios e fiscais. A proposta de celebração do memorando atende ao interesse do Governo em ampliar a matriz energética renovável, contribuir para a descarbonização e multiplicar oportunidades de trabalho, renda e riqueza.

A Green EN.IT, com escritório na Itália e operações em 12 países, possui experiência em energia renovável e produção de H2V. Investidora em projetos de infraestrutura de energia verde, a empresa atua na geração, transmissão e distribuição de energia. A empresa Ventos do Atlântico Energia Eólica S.A. já possui um projeto de geração eólica com capacidade de 580 MW a ser instalado em São José do Norte, município localizado no extremo sul do Estado.


Potencial do RS no H2V

O método para a produção do H2V exige uma grande quantidade de energia elétrica. Para tanto, é indispensável que essa energia tenha origem em fontes limpas e renováveis, como eólica e solar. Atualmente, 80 % da energia produzida no Estado tem origem renovável, sendo cerca de 20% de energia eólica, com grande margem de exploração do potencial.

Segundo o Atlas Eólico gaúcho, a capacidade eólica para ventos em terra firme (onshore), é de 102,8 Gigawatts (GW), e mais 114,2 GW em alto-mar (offshore). Atualmente, o Estado produz 5% dessa capacidade, o que evidencia a possibilidade de larga exploração dos ventos.

Há no Estado 61 projetos onshore, em 31 municípios, os quais somam 15,5 GW e projetam investimentos de R$90 bilhões. Ainda, no litoral gaúcho, existem 22 projetos eólicos offshore, que somam 56,7GW e investimentos previstos em torno de R$750 bilhões.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura