Cosud: GT de Meio Ambiente propõe criação de observatório para monitoramento de ações ambientais

GT Meio Ambiente reunido na 10ª edição do Cosud
GT Meio Ambiente reunido na 10ª edição do Cosud - Foto: Fredy Vieira
Por Joyce Heurich e Vanessa Trindade/Ascom Sema

Representantes da área ambiental do Sul e Sudeste do país avançaram, ao longo desta sexta-feira (1/3), no encaminhamento de estratégias para o atingimento de objetivos comuns no Grupo Técnico (GT) Meio Ambiente. O GT é um dos 21 grupos do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). A 10ª edição do evento ocorre até sábado em Porto Alegre.

Entre as proposições do encontro, que ocorreu na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na capital gaúcha, está a criação de um observatório para monitorar as ações ambientais dos sete estados que compõem o consórcio. A intenção é que um protótipo do sistema já seja apresentado na próxima edição do Cosud, marcada para o mês de agosto, no Espírito Santo.

O plantio de mudas e a restauração florestal estão entre os parâmetros a serem monitorados, possibilitando o acompanhamento do compromisso assumido no evento anterior do Cosud, em São Paulo, referente ao plantio de 100 milhões de espécies nativas ou recuperação de 90 mil hectares do bioma Mata Atlântica. As ações na área climática devem ser incluídas como parâmetro na segunda etapa do projeto.

"Essa plataforma permitirá acompanharmos os índices e sabermos se as ferramentas utilizadas para a implementação das ações são exequíveis ou se há necessidade de alteração das estratégias", salientou a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Marjorie Kauffmann, coordenadora dos trabalhos do GT.

Estados integrantes do Cosud participam do GT Meio Ambiente em Porto Alegre
Estados integrantes do Cosud participam do GT Meio Ambiente em Porto Alegre - Foto: Ascom Sema

Segundo a secretária, o observatório é uma das iniciativas de governança para garantir a execução do plano de ação do Tratado Mata Atlântica, composto por três subprojetos: Controle Ambiental Integrado, Corredores Ecológicos e Adaptação às Mudanças Climáticas.

"O Cosud é um ambiente em que se assumem compromissos, e nós precisamos ter excelência para monitorá-los", disse Marjorie.

A efetivação do Fundo Mata Atlântica, instituído em 2006 pela Lei nº 11.428, também foi uma proposição do grupo.

GT de Energia

Outra sugestão encaminhada foi a criação de um GT específico para as discussões sobre energia no Cosud. Atualmente as pautas referentes à área são debatidas dentro do GT de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano.

Além da titular da Sema, participaram do encontro outros dois secretários de Estado: a titular da pasta do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, e o secretário do Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge. Estiveram presentes, ainda, representantes de Santa Catarina, do Rio de Janeiro e de São Paulo. O GT também é composto pelo Espírito Santo (ES).

As proposições foram apresentadas aos governadores e representantes dos sete estados integrantes das regiões Sul e Sudeste. As definições do grupo poderão entrar na Carta de Porto Alegre, que será lida na manhã de sábado (2/3).